Como aplicar a intenção de busca no seu e-commerce?

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Visão de cima de uma mulher sentada no chão, de pernas cruzadas, digitando no notebook que está no colo dela

Certamente você já foi para a internet procurar por algum produto, serviço ou por alguma forma de resolver uma necessidade, ou seja, você tinha uma intenção de busca.

Mais do que palavras-chave, os profissionais de SEO precisam entender esse comportamento para melhorar o ranqueamento das páginas e, consequentemente, trazer mais tráfego para o e-commerce.

Geralmente, uma pesquisa feita no Google busca resolver uma dúvida ou encontrar uma resposta. Porém, nem sempre essa intenção de busca é evidente, já que cada pessoa pode usar uma palavra diferente para encontrar o que procura.

Por esse motivo, existe um esforço grande dos buscadores em entender essa linguagem humana, para entregar os conteúdos que são relevantes e que atendam às necessidades destes usuários.

Então, se você tem um e-commerce e quer ser encontrado por um grande número de pessoas e prospectar novos clientes, aplicar a intenção de busca é de suma importância.

A seguir, confira como fazer isso.

O que é intenção de busca?

Resumidamente, a intenção de busca é a compreensão sobre o que um usuário pesquisa na internet, especialmente no Google, que é o maior buscador utilizado mundialmente.

Por esse motivo, ela também é chamada de intenção de pesquisa. Com esse entendimento, é possível criar conteúdos interessantes para a pessoa entrar no seu ecommerce ao invés de ir para o concorrente.

Todo mundo quer ser encontrado e estar nas primeiras páginas dos buscadores, e apesar de parecer óbvio, saber a intenção de busca é fundamental para planejar conteúdos futuros com o objetivo de resolver a dor do cliente, especialmente se a busca for feita por algo relacionado a um tema que você domina.

Quais os tipos de intenção de busca?

Existem 4 tipos de intenção de busca, e vamos agora conhecer cada um deles mais profundamente.

Informacional

Como o nome já diz, o usuário está buscando por informações sobre determinado assunto, ou seja, está na fase de “conscientização” da Jornada do Cliente.

Navegacional

Nesta etapa, o consumidor já não está mais apenas buscando por informações, mas também considerando encontrar produtos ou serviços para resolver o seu problema. Pensando na jornada do cliente, estamos na fase da “consideração”.

Comercial

Aqui, o usuário já está interessado em algum produto ou serviço específico, então ele começa a pesquisar mais profundamente, faz comparações, busca por experiências e opiniões de outras pessoas. Na jornada do cliente, esta é a fase da “solução”.

Transacional

Nesta etapa, o usuário está pronto para efetuar a compra. Ele quer a solução que o produto ou serviço oferece, e só precisa decidir onde ele irá adquirir. É a fase da decisão.

Qual a importância da intenção de busca para o ecommerce?

Podemos enxergar o Google como uma grande biblioteca, com assuntos acessíveis para todas as pessoas, separados por assunto e organizados em sessões. Quando o usuário tem uma intenção de busca, ele vai usar alguma palavra-chave que, por consequência, vai levar até às páginas de resultados.

Então, imagine o tamanho da concorrência e o quanto entender a intenção de busca é importante.

Uma página que não corresponde à intenção de busca do consumidor dificilmente conseguirá se destacar e obter posições de destaque para a palavra-chave procurada, mesmo que tenha um conteúdo de qualidade e que seja tecnicamente perfeito.

Ou seja, é preciso trabalhar uma busca inteligente. Para o ecommerce, a grande vantagem de aplicar a intenção de busca é a precisão dos resultados, já que trabalhar com um funil de vendas é essencial para qualquer loja virtual.

Assim, será possível encontrar o consumidor certo, na hora certa, e guiar esse usuário com resultados que auxiliam a sanar as dúvidas, aumentando muito a credibilidade e reputação do ecommerce e, consequentemente, a atração de pessoas cada vez mais interessadas no seu produto ou serviço.

Como aplicar a intenção de busca no ecommerce

Agora que já vimos o quanto é importante aplicar a intenção de busca no ecommerce, vamos a um passo a passo de como fazer isso.

Tenha um blog

O que mais as pessoas buscam na internet é informação de qualidade, então, ter um blog é muito importante para atrair as pessoas certas. Apesar de existirem diversas técnicas de SEO, ter um conteúdo bem trabalhado e atrativo vai ajudar a trazer pessoas para o seu ecommerce.

Você pode usar o seu blog para informar as pessoas sobre assuntos do seu nicho, fazer com que o usuário tenha uma experiência positiva e, assim, construir um excelente relacionamento. Um conteúdo bem feito pode criar desejos e aumentar a intenção de compra no seu potencial consumidor.

Dentro de um blog, você pode ter as páginas de categorias, falar mais sobre os produtos, pesquisar as maiores dúvidas do seu público-alvo e tentar colocar informações que vão te diferenciar da concorrência.

Use as palavras-chave corretas

É fundamental usar as palavras-chave que são adequadas para o seu mercado dentro dos textos, fazer uma boa meta descrição e ter outras práticas de SEO para melhorar a indexação do conteúdo.

Inclua conteúdos multimídia

Dentro do blog, você também pode colocar vídeos que vão complementar o seu conteúdo, deixando tudo ainda mais rico e atrativo.

Capriche nos títulos e meta descrição dos conteúdos

É fundamental destacar, também, que você precisa ficar atento ao título e meta descrição usados nos seus conteúdos. Quanto mais claros e atrativos melhor, afinal, é isso que vai chamar o potencial consumidor para ler o seu conteúdo.

Faça marketing de conteúdo

Outra forma de usar o blog como um aliado para aplicar a intenção de busca no seu ecommerce é levar estas pessoas para algum conteúdo rico, onde elas terão que deixar o seu contato para acessar, ou seja, sempre pense no papel do marketing como forma de atrair as pessoas certas. Desta forma, você poderá trabalhar a jornada do cliente de forma mais assertiva.

Preste atenção na estrutura dos textos

Todo conteúdo de um blog precisa ter uma hierarquização técnica, ou seja, os marcadores H1, H2, H3 e demais são importantes dentro do código de uma página.

Você deve usar os títulos para elencar a importância do conteúdo, sendo que o H1 é o mais relevante, que deve mostrar o assunto que será tratado, e os outros elencados de acordo com a relevância.

Mantenha o seu consumidor dentro do blog

Dentro do seu conteúdo, use links internos para levar as pessoas para outras páginas de categoria ou de produto. Pense no seu blog como uma loja física, onde os locais são bem sinalizados, levando o cliente a conseguir facilmente encontrar aquilo que estava buscando.

Um blog bem feito vai certamente passar a mensagem de confiança para o consumidor, além de aumentar a credibilidade do seu ecommerce e mostrar a sua autoridade dentro do mercado.

Para pessoas que possuem uma marca própria, ter um blog bem trabalhado vai ajudar ainda mais nas buscas com intenção informacional. Já para as buscas navegacionais, seu foco pode ser na página principal e nas páginas de categoria.

Quando falamos da busca transacional, a atenção deve ser voltada para melhorar as páginas de categoria. Porém, nunca se esqueça do pronto principal do blog: não deixe de lado a qualidade de tudo o que você publicar no seu blog, para aumentar a confiança do consumidor e transmitir a mensagem de um grande conhecedor do mercado em que você atua.

Infraestrutura do site

Como falamos, melhorar o SEO do seu site vai ajudar a aplicar a intenção de busca no seu ecommerce, e sabemos que o Google avalia diversas coisas, além do conteúdo da sua página.

Então, pensando na estrutura do site, é fundamental tomar alguns cuidados para não prejudicar o seu posicionamento.

Ter uma URL amigável

A URL da sua página vai mostrar para o Google e também para os consumidores qual é o assunto principal desta página. Além disso, é na URL que estão informações adicionais sobre a estrutura do site.

Em outras palavras, é de suma importância que o endereço do seu e-commerce seja compreensível, com palavras claras. Evite usar códigos e caracteres especiais e não se esqueça do protocolo SSL (aquele cadeado que mostra que o site é seguro), o que garante essa segurança para seu visitante.

Cuidado ao subir imagens

Trabalhar com imagens é fundamental para quem tem um ecommerce, mas é preciso ficar atento ao tamanho (para não deixar o site muito pesado) e também sempre colocar uma inscrição nestas imagens.

Lembre-se de que quando as pessoas fazem uma pesquisa e, portanto, tem uma intenção de busca, o Google imagens também é uma fonte de pesquisa, e ter esta atenção especial para o que você usa no seu site pode ajudar na indexação.

Sempre verifique a velocidade do seu site

O Google tem uma preocupação especial com a experiência do usuário, e ter um site lento pode prejudicar demais o seu desempenho.

Usabilidade para o cliente

Como falamos, o Google quer cada vez mais oferecer uma melhor experiência para todo os usuários deste buscador, e a usabilidade para o cliente passou a ser um grande fator de ranqueamento da sua página.

Então, para aplicar a intenção de busca no seu ecommerce, é crucial que seus potenciais consumidores tenham uma boa experiência ao acessar a sua página.

Ter esse contato satisfatório pode ser a diferença entre uma avaliação ruim e uma segunda compra, e isso faz deste aspecto algo fundamental na sua estratégia de SEO.

E quando o Google considera que a pessoa teve uma boa experiência:

  • Quando a página é perfeitamente adaptável às telas de diversos dispositivos como por exemplo smartphones e tablets;
  • Quando a velocidade de carregamento está abaixo de 2,5 segundos;
  • Quando não existem muitos pop-ups atrapalhando o usuário;
  • Quando os anúncios não atrapalham ou impedem a leitura ou visualização dos produtos;
  • Quando a navegação é segura (certificado SSL).

Além disso, é crucial que sua página seja de fácil navegação, que as informações estejam claras e atrativas, para que você minimize qualquer dificuldade do usuário navegar no seu ecommerce.

Fique de olho nas páginas mais acessadas

Falamos aqui de diversas formas de trazer mais usuários para o seu site e de aplicar a intenção de busca no seu ecommerce, mas além disso, é de suma importância conseguir medir os resultados.

Então, algumas métricas vão te ajudar a entender a receptividade dos seus conteúdos e o quanto é possível usar isso para aplicar a intenção de busca no seu ecommerce.

Por isso, fique de olho nas páginas mais vistas, no tempo que o usuário passa naquele conteúdo, na taxa de rejeição, se as pessoas interagem e o quanto esse conteúdo é compartilhado.

Pode ser algo óbvio, mas utilize as principais estratégias nas páginas que já te trazem mais tráfego, além das que você exibe os seus produtos, pois são importantíssimas para a conversão.

Foque no usuário e use um conteúdo extremamente específico para atrair o internauta em suas buscas semânticas.

Conclusão

Entender e aplicar a intenção de busca é um dos passos mais importantes em uma estratégia de SEO que realmente funcione e para quem se preocupa em fazer uma excelente gestão do ecommerce.

Com este trabalho, você irá conseguir ter uma imagem forte, mostrar expertise e autoridade para os usuários, e consequentemente conseguir atrair mais pessoas para alavancar suas vendas.

Além disso, fique sempre de olho nas tendências e nas mudanças de comportamento do público, assim você não vai perder nenhuma boa oportunidade de sair na frente e se destacar da concorrência.

Então, tenha sempre em seu pensamento que quando um usuário vai para a internet, ele está procurando por algo para resolver suas dúvidas.

Então coloque o internauta em primeiro lugar e aproveite a intenção de busca para te guiar nos próximos passos.

Gostou do nosso artigo? Então você também deve se interessar por esse conteúdo, onde falamos da jornada do cliente.

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