Como aumentar as vendas no seu supermercado?

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Saber como aumentar as vendas no seu supermercado é uma estratégia que deve ir além de apenas melhorar o seu negócio internamente.

É certo que fidelizar os clientes que já estão na sua base é uma prática extremamente necessária, mas ela tende a somente manter a sua atual receita. Por isso, se o seu objetivo é gerar maior lucratividade e promover o crescimento geral da sua empresa, é essencial adotar medidas que ajudem a atrair público novo.

Como o cenário da pandemia impacta as vendas do supermercado?

O caminho a ser seguido para aumentar as vendas no seu supermercado inclui pontos como considerar o atual comportamento do consumidor, implementar novas tecnologias, oferecer canais de vendas atualizados e aprimorar o marketing.

Aqui, vale destacar que fica um tanto difícil falar de estratégias como essas sem comentar a influência da pandemia, concorda?

Já não é mais segredo para ninguém que os segmentos precisaram passar por um processo de transformação digital significativo para continuar com suas operações — e com o setor supermercadista, isso não foi diferente.

Sem trazer o mundo digital para o dia a dia, se tornou quase impossível continuar a atender os clientes. O fato é que, em linhas gerais, isso não foi de todo ruim para as empresas e seus consumidores. Inclusive, as pessoas querem continuar comprando virtualmente mesmo com o fim do período pandêmico.

De acordo com a pesquisa “O perfil do consumidor em 2022”, realizada pela All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic, 56% dos entrevistados afirmam que continuarão comprando online mesmo após a flexibilização do isolamento social.

E apenas para você ter uma ideia do quanto isso é promissor para o segmento no qual a sua empresa está inserida, o mesmo relatório apontou que, em 2021, 26% dos entrevistados disseram que compraram alimentos e bebidas online, o que coloca essa categoria em 5º lugar no ranking.

Os supermercados, especificamente, foram usados digitalmente por 23% dos 1.123 consumidores brasileiros que participaram do estudo.

Só com essas informações já deve ter ficado clara a importância de descobrir como aumentar as vendas no seu supermercado com ações e medidas que vão além da parte interna do seu negócio, não é mesmo?

Mas como realizar isso? O que fazer para atrair clientes para um supermercado e, com isso, elevar o faturamento? É justamente essas respostas que você terá a seguir.

Estratégias para aumentar as vendas no seu supermercado

Vejamos, então, algumas estratégias para aumentar as vendas no seu supermercado.

Reveja sua estratégia de preços

É muito importante rever periodicamente sua estratégia de preços. Comece conhecendo a precificação de seus concorrentes mais diretos e promova ajustes visando uma maior competitividade.

Nesse sentido, vale ficar atento à seguinte noção: uma redução nos preços pode aumentar as receitas para compensar margens de lucro consideradas mais baixas. Ao mesmo tempo, um aumento pode criar um maior valor percebido nas mentes dos consumidores e potencializar os lucros. Isso é, claro, se o seu supermercado for capaz de oferecer algum tipo de diferencial (ambiente adequado, serviços diferenciados, etc.).

Expanda seus canais de distribuição

Oferecer seus produtos em novos canais de distribuição pode aumentar as vendas no seu supermercado. Isso ocorre sem que seja necessário alterar o tipo de posicionamento do produto ou sua precificação.

Para tanto, o gestor pode criar uma plataforma online de vendas, fechar parcerias com redes varejistas, entre outras abordagens. O mais importante é compreender a dinâmica das vendas em cada um desses canais e identificar seu potencial de lucro. Assim, você saberá exatamente quais apostas são válidas.

Como aumentar as vendas no seu supermercado?

Como mencionamos, saber como aumentar as vendas no seu supermercado contempla mais que apenas melhorar ações internas — no entanto, você verá que elas seguem sendo necessárias, por isso, também sofrem melhorias.

Dito isso, as sugestões de abordagens que podem ser utilizadas são:

  • analisar o comportamento de compra do seu público;
  • melhorar a experiência presencial dos clientes;
  • utilizar novos canais de divulgação de ofertas;
  • oferecer um clube de vantagens;
  • implementar um e-commerce.

Analisar o comportamento de compra do seu público

A análise do comportamento de compra do seu público pode ser feita de diferentes maneiras, as quais, inclusive, podem se diferenciar de acordo com o porte do negócio.

Uma delas consiste em reorganizar os produtos nas prateleiras, de modo a dar mais destaque para uns do que para outros. A ideia aqui é, durante um determinado período, observar se essa mudança melhorou a experiência dos clientes e a maneira como eles interagem com os produtos.

Com isso é possível, por exemplo, fazer um levantamento de quais mercadorias são as mais procuradas e compradas pelo seu público-alvo. Isso, por sua vez, dá a chance de ajustar a sua loja de acordo com esse comportamento de compra, o que tende a colaborar para o aumento das vendas.

Estabelecimentos que usam as redes sociais para interagir com os consumidores podem consultar as próprias plataformas para verificar questões relativas ao perfil dos clientes, tais como gênero, idade, região onde moram, entre outras e, com base nessas informações, melhorar sua abordagem.

Outra maneira de analisar o comportamento do seu público é realizando uma pesquisa de satisfação, o que permite obter de maneira mais direta as percepções que os clientes têm do seu negócio.

Mais uma vez, os dados colhidos podem ser usados para melhorar as estratégias de marketing para supermercados comumente utilizadas. Elas devem ser personalizadas, o que tende a afetar o relacionamento com os seus clientes e a fomentar as compras.

Melhorar a experiência presencial dos clientes

Começamos este artigo dizendo que descobrir como aumentar as vendas no seu supermercado exige ir além de apenas melhorar o negócio internamente. No entanto, isso não quer dizer que essas ações devam ser deixadas de lado.

O motivo é que, de nada adianta atrair potenciais clientes para a sua loja se, ao chegarem nela, eles não tiverem uma experiência satisfatória. Quando isso acontece, a tendência é não apenas não voltarem, mas também comentarem que tiveram uma experiência ruim com outras pessoas, o que afeta negativamente a imagem da sua marca e, por reflexo, o seu faturamento.

Existem diversas maneiras de evitar que isso aconteça, uma delas consiste em facilitar o processo de compra, tal como organizando as gôndolas de maneira estratégica.

Procure colocar produtos que se complementam próximos uns dos outros — por exemplo, macarrão próximo do molho de tomate e do queijo ralado, pasta de dente perto de escova de dente e do fio dental.

E é certo que o atendimento prestado ao cliente tem grande peso nessa abordagem. Para se ter uma ideia, o mesmo relatório que citamos logo na abertura deste conteúdo também destacou que 27% dos entrevistados disseram que ter sido bem atendido foi a razão pela qual se tornaram fiéis a uma loja específica.

Para alcançar isso, treinar adequadamente os funcionários para se relacionarem com os clientes é essencial, assim como melhorar os canais de contato que o público pode usar para falar com a sua empresa.

Utilizar novos canais de divulgação de ofertas

E por falar em canais de contato, os usados para divulgação de ofertas também entram na lista de como aumentar as vendas no seu supermercado.

Quanto a isso, não se pode negligenciar o poder das redes sociais que, além de promover uma interação mais próxima com os consumidores, também servem para expandir o alcance da sua marca e a tornar conhecida por novos grupos de potenciais compradores.

Aqui, além das redes sociais, também podem entrar meios de contato com e-mail, SMS, e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp. A ideia é identificar quais canais são os mais utilizados pelo seu público-alvo e usá-los a favor da sua estratégia.

Vale destacarmos, também, que o Social Commerce, que consiste nas vendas via redes sociais, têm crescido significativamente.

O relatório mencionado apontou que 43% das pessoas já compraram dessa forma, e que 25% estão dispostas a comprarem via Live Commerce, que são transmissões ao vivo das marcas que permitem compras sem que os consumidores precisem se direcionar para outros canais.

Oferecer um clube de vantagens

Seguindo essa linha de como aumentar as vendas no seu supermercado, chegamos à oferta de um clube de vantagens. Basicamente, consiste em implementar ações que ajudam a fidelizar os clientes, em troca de recompensas exclusivas para eles.

Por exemplo, oferecer um cartão de crédito próprio da sua empresa pode fomentar as vendas, se ao usá-lo os clientes tiverem descontos únicos e/ou pontos que podem ser usados de outras maneiras.

E além de reter os consumidores que já compram nas suas lojas, serviços financeiros desse tipo colaboram bastante para atrair novos consumidores, especialmente se a sua oferta for compatível com as atuais necessidades que esses têm no momento — por exemplo, conseguir um cartão de crédito sem anuidade ou comprovação de renda.

Implementar um e-commerce

E claro que na nossa lista de como aumentar as vendas no seu supermercado não poderia faltar a implementação de um e-commerce, não é mesmo?

Já falamos aqui o quanto se tornou importante criar canais de vendas virtuais para atender ao atual comportamento e expectativa dos consumidores.

Quanto a essa estratégia, há alguns pontos bem relevantes que você deve considerar para adotá-la. Entre os principais, estão:

  • escolher uma plataforma que permita a criação de um site e/ou aplicativo funcional, prático, interativo, otimizado e de alta qualidade;
  • utilizar soluções que suportem altos volumes de compras, especialmente nas datas comemorativas, as quais tendem a gerar um alto volume de vendas;
  • utilizar boas soluções de logística, especialmente a fim de garantir a entrega de produtos com qualidade para os compradores;
  • utilizar uma abordagem omnichannel que permita, por exemplo, que o cliente compre no site e retire na loja de maneira rápida, prática e descomplicada;
  • oferecer diferentes meios de pagamento, como forma de evitar que abandonem o carrinho de comprar virtual por não encontrarem o método preferido.

Investir em marketing

O investimento em marketing é fundamental para qualificar o posicionamento de seu negócio no mercado. Por meio de uma estratégia bem definida, sua empresa pode identificar qual o tipo de ação mais assertiva, assim como o tipo de comunicação e os canais a serem utilizados para se relacionar com o seu público.

Não se esqueça que uma das premissas do marketing moderno é qualificar continuamente o relacionamento com os consumidores visando atraí-los e retê-los a longo prazo. Para tanto, canais como redes sociais são altamente estratégicos, a medida em que permitem uma comunicação direta com o público. Ao mesmo tempo, isso não significa que outras mídias não possam ser utilizadas. Comerciais em redes de TV e rádios locais costumam ser muito utilizadas por empresas do segmento, além de outras mídias off-line, como panfletos promocionais e materiais afins.

Desenvolver estratégias de co-marketing

Você já ouviu falar no termo co-marketing? Trata-se de uma abordagem na qual empresas parceiras, que em muitos casos vendem produtos complementares, realizam campanhas em conjunto direcionadas a um mesmo público.

No caso do setor supermercadistas, podemos pensar em diversos negócios em potencial para esse tipo de parceria. Podemos falar em quiosques de lanches, lojas com itens para vestuários, eletrônicos e, até mesmo, farmácias.

Os formatos das campanhas também costumam variar bastante. Podemos ter a oferta vale-compras ou descontos para quem compra em ambos os estabelecimentos, a distribuição de materiais promocionais em conjuntos, entre outras abordagens.

Quais as vantagens de um e-commerce para aumentar as vendas do supermercado?

Ao saber como aumentar as vendas no seu supermercado criando um e-commerce, você perceberá que alguns desafios precisarão ser enfrentados para essa estratégia gerar os resultados esperados.

Por exemplo, garantir a entrega de produtos frescos, com boa qualidade e em pouco tempo. Aqui, vale lembrar que o cliente não estará na loja escolhendo os itens que deseja, por conta disso, treinar adequadamente os funcionários para fazer as melhores escolhas também é essencial.

Mas ainda que existam questões como essas que precisam ser ajustadas, há uma série de vantagens de criar um comércio eletrônico para supermercados. Entre as que mais se destacam, estão:

  • ter a chance de criar diferentes tipos de promoções de e-commerce, tais como frete grátis acima de um determinado valor de compra e cupons de desconto para próximas aquisições;
  • ir ao encontro do atual comportamento do consumidor, entregando aos clientes muito mais praticidade e conveniência para o dia a dia;
  • modernizar a atuação da sua empresa, tornando-a mais competitiva e inserida no atual mercado;
  • se valer de recursos tecnológicos para se aproximar dos consumidores e, com isso, elevar o volume de vendas.

Como atrair mais clientes ao supermercado?

Viu como aumentar as vendas do seu supermercado pode ser abranger diferentes abordagens?

Pois saiba também que, somadas a essas, existem várias outras formas de atrair mais clientes para o seu negócio e, com isso, elevar o seu faturamento. Quanto a isso, as nossas sugestões incluem:

  • inovar nas suas ofertas, trazendo produtos para nichos específicos, como itens orgânicos, sem glúten, sem lactose, entre outros semelhantes;
  • melhorar o layout da sua loja física e a distribuição de produtos, deixando-os mais acessíveis, de modo que isso possa fomentar as vendas;
  • adotar o mesmo princípio de praticidade e visibilidade no site e aplicativo;
  • garantir que seu comércio eletrônico funcione perfeitamente em dispositivos móveis, especialmente smartphone, que tende a ser o mais utilizado pelos brasileiros;
  • oferecer degustação de alimentos, especialmente os que são lançamento;
  • pensar em aplicar a sua marca tanto em produtos quanto em serviços financeiros, como a oferta de cartões de crédito;
  • oferecer boas ferramentas de trabalho para os funcionários, a fim de agilizar suas atuações e, com isso, otimizar o atendimento ao cliente;
  • manter os funcionários sempre motivados e com treinamentos atualizados.
  • usar a tecnologia a favor do atendimento ao cliente, como a adoção self checkout, que são caixas nos quais o próprio consumidor passa as suas compras e realiza o pagamento;
  • adotar meios de pagamentos eletrônicos atuais, a exemplo do Pix;
  • não abrir mão de uma estratégia omnichannel, integrando seus canais de atendimento e de vendas do mundo físico e virtual;
  • ouvir o que seus clientes têm a dizer, e usar esses feedbacks com o primeiro passo para a implementação de diferentes melhorias.

E no que se refere às estratégias de marketing para supermercados, especificamente, é bem interessante:

  • estar presente e atuante nas redes sociais, adotando uma linguagem compatível com o seu público-alvo para interagir e responder seus questionamentos;
  • criar ofertas relâmpagos, tanto na loja física quanto na loja virtual;
  • facilitar as compras por impulso, a exemplo de colocar gôndolas com as mais variadas mercadorias no local que se formam as filas para chegar aos caixas;
  • movimentar produtos parados, como aplicando ofertas de “pague 2 e leve 3”;
  • estar sempre alerta quanto às mudanças de comportamento dos consumidores, a fim de conseguir alinhar suas estratégias ao atendimento das atuais necessidades do seu público-alvo;
  • diversificar as ações de marketing, mesclando entre ações online e offline em diferentes canais;
  • personalizar as estratégias de vendas em datas comemorativas, criando um calendário para não perder nenhum dia importante para o varejo.

Gostou dessas dicas de como aumentar as vendas no seu supermercado? Quer entender melhor como entrar para o mundo do e-commerce? Então, baixe agora mesmo o e-book “Descubra os bastidores do e-commerce” e confira como obter sucesso nas vendas online.

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