Rota de entrega no e-commerce: 5 dicas para ser mais eficiente!
Hoje em dia, o consumidor está muito exigente, e ter uma eficiente rota de entrega no e-commerce é fundamental para melhorar o relacionamento com o cliente e sair na frente da concorrência.
Afinal, a jornada de compra termina quando a pessoa recebe a mercadoria, então, é fundamental “fechar com chave de ouro” para fidelizar e sempre conseguir novos clientes.
E aqui não estamos falando apenas de entregar um bom produto, mas de criar um relacionamento de confiança com o seu público. Para isso, manter o consumidor informado e mostrar que existe um controle de toda a rota de entrega é de suma importância.
E para melhorar o processo, hoje podemos contar com o apoio da tecnologia, sobre a qual falaremos mais adiante. Se você tem um negócio virtual e quer saber mais sobre ter uma rota de entrega no e-commerce mais eficiente, acompanhe.
Qual a importância de se ter uma rota de entrega no e-commerce mais eficiente?
Existem muitas vantagens em ter uma rota de entrega no e-commerce eficiente. Certamente, esta deve ser uma preocupação do empreendedor, pois é benéfica não só para o cliente, mas também para a empresa.
Diferencial competitivo
Praticamente em todos os ramos há uma concorrência grande, e planejar as rotas da empresa pode melhorar muito a qualidade dos serviços prestados.
Com isso, é possível saber com antecedência o caminho que a mercadoria irá percorrer, quando isso acontecerá e se antecipar aos problemas que podem acontecer.
Desta forma, o trabalho será feito de forma mais eficiente, trazendo mais valor para o cliente e evitando situações desagradáveis como, por exemplo, um atraso na entrega. Isso é sem dúvida um grande diferencial competitivo, que vai fazer o seu negócio se destacar da concorrência.
Melhorar a experiência do cliente
Esta deve ser uma preocupação do empreendedor – garantir cada vez mais uma excelente experiência do cliente, desde o momento em que ele entra em contato com a sua empresa até a entrega da mercadoria.
Hoje em dia isso é tão importante que no e-commerce surgiram processos como o User First ou o Customer First, que basicamente significa construir produtos em torno das necessidades do usuário e considerar primeiramente os interesses e necessidades dos clientes para a construção, desenvolvimento e tomada de decisões numa organização.
Com uma rota de entrega no e-commerce eficiente e organizada, é possível informar o cliente de todos os passos. Exemplificando, se acontece alguma coisa como um acidente durante o trajeto, o cliente já pode receber a informação de que haverá um atraso.
Essa forma rápida e clara de se comunicar é fundamental para criar uma fidelização além de possibilitar que a empresa encontre soluções rápidas e eficientes para os problemas que podem afetar a experiência do consumidor.
Melhorar o custo-benefício da frota
Quando temos uma rota de entrega no e-commerce bem feita, principalmente quando apoiada por um bom software de logística, é possível melhorar o custo-benefício da frota.
Isso acontece por conta da quantidade de informações antecipadas que as empresas podem ter que afetam diretamente no custo do transporte, como pedágios, combustível, deterioração do veículo e qualidade das vias.
Desta forma, os custos são reduzidos, pois é possível escolher trajetos melhores para todas as entregas.
Mitigação de riscos e perdas
Quando temos uma rota de entrega no e-commerce bem pensada, é possível determinar rotas mais seguras e, assim, minimizar as chances de acidentes e também de furtos. Essa postura aumenta a segurança da carga, dos funcionários e dos veículos utilizados na entrega.
Padronização dos processos
Certamente, um bom software para otimizar a rota de entrega no e-commerce vai aumentar o nível de controle e padronização de cada etapa do trabalho executado. Isso ajuda a garantir o mesmo padrão de qualidade em cada operação e pensar em ações de melhoria, seja qual for o canal que seu cliente escolher.
Quais as etapas envolvem a entrega em um e-commerce?
Para ter uma rota de entrega no e-commerce eficiente, é importante, também, entender as etapas que envolvem esse trabalho.
Notificação e coleta
Este é o momento em que o cliente faz o pedido. Nessa hora, é fundamental que a transportadora já tenha informações para que a coleta da mercadoria, bem como a entrega, sejam feitas de forma organizada.
Quando a transportadora é notificada, ela já pode criar as rotas de entrega e trabalhar com a otimização do transporte, juntando com outros pedidos, e assim determinar quando e como será executado esse processo para que a mercadoria chegue o mais rápido possível para o cliente final.
Roteirização das mercadorias
Esta é a segunda etapa da rota de entrega no e-commerce, que também é chamada de cálculo de rota. É dentro desse planejamento que o caminho por onde a mercadoria vai passar é feito, e variáveis importantes como, por exemplo, trajeto mais rápido, pedágios, ruas largas para passar o caminho, entre outros são levadas em consideração.
Depois de fazer a roteirização, os veículos que farão a entrega são carregados e, a partir desse momento, os produtos passam a estar em rota de entrega.
Entrega
Este é o último passo da rota de entrega no e-commerce, quando o veículo vai seguir a rota determinada anteriormente para entregar a mercadoria. Se a empresa conta com um software, o motorista já pode coletar os dados de quem recebeu e encaminhar para um sistema unificado.
Se não há ninguém para receber, o entregador também pode mandar um alerta da ausência para a empresa, que pode, em tempo real, notificar o consumidor sobre essa situação e qual será o processo de reenvio.
5 dicas para fazer uma rota de entrega eficiente no e-commerce
Agora que já vimos as etapas da rota de entrega no e-commerce e como isso é importante para o sucesso do seu negócio, fidelização de clientes e atração de novos consumidores, vamos para as dicas para melhorar esse processo.
1. Ofereça diversas opções de envio
Quando o consumidor adquire uma mercadoria de forma virtual, algo que agrega muito valor ao produto é quando ele tem diversas opções de envio, ou seja, o cliente pode receber no mesmo dia, no dia seguinte, em dois dias ou mesmo a entrega “padrão”.
Com isso, o consumidor tem o controle sobre o tempo de entrega e também pode optar pelo preço a pagar pela entrega dos produtos.
2. Trabalhe com oferta de frete grátis
Esta é uma estratégia que pode ajudar na expectativa dos seus clientes, afinal, os compradores nunca esperam que entregas rápidas sejam feitas de forma gratuita, e se for algo sem custo, estarão dispostos a esperar um pouco mais para receber o produto adquirido.
É preciso avaliar essa estratégia, pois existe um custo para efetuar essa entrega, e parte dele pode ser incluído em seus preços de venda para atenuar esse “prejuízo” para a empresa.
3. Defina o melhor percurso
Esta é uma dica fundamental para melhorar o processo de rota de entrega no e-commerce. Em outras palavras, para que sua entrega seja eficiente, é de suma importância calcular a rota e escolher pelo itinerário mais rápido, curto e econômico.
Dentro deste cálculo, estão fatores importantes como pontos de partida e chegada, e também os intermédios de passagem durante o transporte.
Por exemplo, se você tem uma entrega para fazer em 10 dias, é possível pensar em um trajeto que passe por outras entregas no caminho, mesmo que seja mais longo, mas que não irá interferir na margem de lucro do pedido.
4. Compartilhe informações de rastreamento
Compartilhar as informações de rastreamento é uma grande conveniência para os clientes. Na hora da compra, é essencial que os prazos de entrega e os preços do frete estejam claros para que o consumidor faça sua escolha e tenha suas expectativas alinhadas.
Assim, ele sabe o que esperar. Além disso, oferecer um compartilhamento de rastreamento através de mensagens automatizadas ou de um chat online mostra um cuidado maior com o consumidor.
Quem faz a compra pode ver em tempo real onde seu pacote está e quando chegará em suas mãos. O cliente fica mais satisfeito e menos ansioso.
5. Reduza ao máximo o tempo de entrega
Prazos curtos de entrega faz diferença na decisão de compra de um cliente, pois apesar de adquirir um produto no conforto da sua casa, diferentemente de quando a escolha é feita por retirar na loja, a mercadoria ainda não está em suas mãos e não é possível usufruir da compra enquanto a entrega não é feita.
Então, simplificar o processo de envio, evitar atrasos e garantir uma entrega mais rápida é muito importante para gerenciar as expectativas e surpreender o cliente.
Além disso, o que pode ajudar a reduzir o tempo de trabalho quando se pensa em uma rota de entrega no e-commerce é a integração com seus parceiros de envio, melhorar seus sistemas de processamento de pedidos e ter suporte ativo ao cliente.
Como a tecnologia pode ajudar a criar rotas de entrega eficientes?
Certamente, a tecnologia é uma grande aliada para fazer com que a rota de entrega no e-commerce seja um processo mais rápido, assertivo e eficiente. Com um bom software de roteirização da rota, é possível ter uma maior eficiência dos negócios de entrega de mercadorias.
A tecnologia vai permitir a otimização das rotas, rastreamento em tempo real, e tudo isso irá garantir um controle muito maior do empreendedor e aumentar a confiança do consumidor com a empresa.
Quando a equipe de venda tem acesso à notificação de ocorrências, é possível informar o cliente rapidamente e ainda tomar providências para solucionar qualquer problema de forma mais fácil e rápida.
Certamente a junção da tecnologia e o cuidado com o consumidor só vai trazer resultados incríveis para o e-commerce. Precisamos sempre pensar que montar uma rota de entrega no e-commerce eficiente e controlar todo o processo não é uma tarefa fácil, especialmente se isso é feito de forma manual.
Além de levar mais tempo para fazer todo o trabalho, resolver as ocorrências se torna um processo mais demorado, e isso pode acarretar em maiores custos com os imprevistos.
Contar com um sistema de gestão de entregas elimina todos esses problemas, torna o processo mais ágil, eficiente e seguro.
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