6 passos para fazer um relatório de gestão do e-commerce

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Cada vez mais, com a quantidade enorme de informações e uma transformação digital que estamos vivendo, a gestão do e-commerce pede a elaboração de um relatório de gestão. Esse documento é fundamental para dar uma visão mais analítica e crítica de todos os processos, e assim conseguir dados para tomar decisões mais estratégicas, baseadas em informações, e não em achismos.

Então, se você tem um negócio virtual e quer entender mais sobre como o relatório de gestão do e-commerce é importante para o negócio, leia as informações do nosso artigo até o final e tire todas as suas dúvidas.

O que é um relatório de gestão do e-commerce?

Resumidamente, o relatório de gestão do ecommerce é um documento que reúne como está o desempenho das atividades realizadas na empresa, ou seja, as particularidades do negócio e também a performance dentro de um determinado período de tempo.

As empresas costumavam ter relatórios de vendas, que mostravam como estava a saúde do caixa da empresa, mas não eram dados que realmente ajudavam na tomada de decisões.

Com uma quantidade imensa de dados que temos hoje em dia, o relatório de gestão do e-commerce traz outros diversos benefícios como:

  • Ajuda na organização dos processos;
  • Com o relatório é possível monitorar as métricas e acompanhar como está a performance da empresa em relação a concorrência;
  • Permite entender claramente o crescimento da empresa dentro de um determinado período e também qual posição ocupa no mercado. Com esse entendimento é possível sempre alinhar as estratégias;
  • O relatório de gestão do e-commerce mostra quais são as melhores e piores práticas adotadas, permitindo assim uma revisão constante do que deve ser mantido ou melhorado;
  • Melhora a comunicação entre os envolvidos nos processos do negócio;
  • Viabiliza uma melhor tomada de decisões, de forma mais rápida e assertiva, além de facilitar o aproveitamento das oportunidades de mercado e o destaque frente à concorrência.

Com isso, é possível entender a importância do relatório de gestão do e-commerce em esse cenário de transformação digital e uma quantidade enorme de dados que precisam ser analisados.

Porém, para conseguir todos estes benefícios, o documento precisa ser desenvolvido da forma correta, pois os dados escolhidos para serem colocados no relatório precisam estar de acordo com os objetivos da empresa.

O que não pode faltar em um relatório de gestão de e-commerce?

Como falamos, para que realmente o relatório de gestão de e-commerce seja um documento que faz diferença para o sucesso do negócio, ele precisa ser feito da forma correta, e alguns elementos precisam estar nesse documento. Veja os principais.

Título

Um dos pontos importantes do relatório é que ele precisa ser organizado e facilmente encontrado.

Então, o título é uma informação essencial para essa organização, e informações como nome da empresa, o responsável pela elaboração, bem como a data de entrega e de qual período estamos falando no relatório são fundamentais.

Contextualização

Aqui estamos nos referindo ao resumo do que será apresentado, ou seja, quais são os principais tópicos tratados e quais são as perguntas respondidas.

Dentro da contextualização, também é preciso informar qual foi a situação que pediu a necessidade da elaboração do relatório de gestão do e-commerce.

Objetivos

Toda a elaboração destes relatório é fundamentada nos objetivos que ele pretende atender, então, esse é um tópico de suma importância, que deve estar bem claro na estrutura do documento.

Para ter um guia dos objetivos, pense em coisas como por que o relatório é necessário, quais são as respostas que ele vai fornecer, quem vai ler? Com estas respostas ficará mais fácil entender a melhor forma de colocar as informações do conteúdo que será apresentado.

Estrutura dos dados

Depois de entender os objetivos do relatório de gestão de e-commerce, é preciso estruturar os dados e informações que vão responder ao objetivo e ainda agregar inteligência de negócio a quem vai ler o documento.

Conclusões e recomendações

Depois de pronto, o relatório de gestão de e-commerce deve trazer um resumo do que foi descrito, ou seja, uma conclusão que surgiu a partir dos dados do documento.

Essa finalização também pode conter recomendações para enriquecer o relatório e direcionar a tomada de decisão.

5 dicas para não errar na hora de fazer um relatório de gestão de e-commerce

Agora vamos falar de algumas dicas que vão tornar o seu relatório mais eficaz, para que ele realmente seja um documento que vai ajudar na tomada de decisão e também na alavancagem do negócio.

1. O seu relatório de gestão do e-commerce precisa ser visualmente agradável

Quando pegamos um documento em mãos com muitos dados e de difícil entendimento, tendemos a não conseguir extrair todas as informações importantes.

Então, depois de saber o objetivo da preparação do relatório, é preciso lembrar de colocar primeiramente os dados que são realmente importantes e depois usar posições secundárias para outras métricas.

2. O documento deve ter clareza

Para que todas as informações sejam completamente entendidas, o relatório precisa ser muito claro. Algumas dicas de design podem te ajudar a fornecer essa clareza para o seu documento:

  • Não esqueça de deixar espaços em branco e escolha com cuidado as cores (que precisam ou não se destacar);
  • Use algumas métricas de fácil entendimento, mais comuns, onde todas as pessoas que lerem o relatório possam entender as informações e ter uma boa experiência com o documento.

Além disso, não esqueça de que a linguagem precisa ser muito clara e realmente passar a informação alinhada com o objetivo da elaboração do relatório de gestão do e-commerce.

3. Conte sempre com o apoio tecnológico

Estamos na era digital, então, nossa sugestão para não ter erros no seu relatório de gestão de e-commerce é que ele seja digital, ou seja, abandone os relatórios de papel.

Lembre-se que documentos digitais podem ser mais interativos, além de contar com representações gráficas de dados, segmentações, entre outros recursos que você desejar, ou seja, possui funcionalidades interativas e recursos personalizáveis.

4. Faça com que o relatório tenha equilíbrio nas visualizações de dados

Um relatório eficiente pede que as visualizações sejam equilibradas, ou seja, é fundamental entender se os seus gráficos ou exibição de dados funcionam de forma adequada para fornecer as informações que são essenciais para atingir o objetivo do relatório, sem causar conflito ou consumir muito tempo.

5. A pessoa que vai elaborar o relatório de gestão do e-commerce precisa dominar o assunto

Um relatório de gestão de e-commerce tem como principal objetivo ser uma ferramenta que traz informações para uma tomada de decisões estratégicas mais assertivas para o crescimento do negócio.

Por esse motivo, a pessoa responsável por colocar aquelas informações precisa dominar o assunto, e preferencialmente usar dados atualizados, em tempo real, que estejam totalmente alinhados com os objetivos do documento.

É fundamental que os objetivos e métricas sejam analisados e que as informações sejam sempre atualizadas para uma tomada de decisão mais rápida e também para que a empresa consiga fazer os ajustes internos necessários para estar sempre à frente da concorrência.

Como fazer um relatório de gestão do e-commerce: passo a passo

Agora que você já entendeu a importância de um relatório de gestão do e-commerce, vamos para o passo a passo de como construir esse documento fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

1. Estabelecer uma estrutura

Não existe uma receita pronta que deve ser usada para estruturar um relatório de gestão do e-commerce.

É preciso pensar na necessidade de cada relatório, porém, alguns elementos são fundamentais para garantir a objetividade e clareza do documento.

São eles:

  • Título (com o nome da empresa, quem fez o relatório, data de entrega);
  • Quais são os objetivos com a elaboração daquele documento;
  • Um texto curto com o resumo do que será abordado;
  • O conteúdo do relatório (importante destacar que essa parte deve seguir uma lógica, começando por expor a situação, a apresentação dos problemas, as possíveis soluções, índices e outras informações);
  • Resultados (análise e conclusão e aqui o relatório pode contar com gráficos, tabelas e outros elementos para fundamentar os argumentos apresentados;
  • Quais foram as fontes e referências que originaram os dados.

2. Definir os objetivos do relatório de gestão do e-commerce

Este é sem dúvidas um dos principais pontos na elaboração do relatório de gestão do e-commerce, já que toda a coleta de dados é feita em cima desse objetivo.

É fundamental que estes objetivos sejam bem claros e que agreguem valor para a empresa, pois assim o relatório será útil e servirá como base para a tomada de decisões para que o negócio alcance os resultados esperados.

3. Apresentação dos KPIs escolhidos

A sigla KPI significa Key-Performance Indicators ou, em tradução, Indicadores-chave de Desempenho. Resumidamente, são as métricas utilizadas para avaliar a performance de um negócio.

Para entender se os objetivos da empresa estão sendo atingidos, se faz necessário a avaliação destes KPIs constantemente.

Existem quatro tipos de indicadores principais:

  • de produtividade;
  • de qualidade;
  • de capacidade;
  • estratégicos.

Dentro do relatório de gestão do e-commerce, é fundamental colocar quais foram os indicadores escolhidos, visto que eles possuem uma ligação direta com os resultados da empresa e precisam estar alinhados com os objetivos do relatório.

4. Use uma linguagem bastante clara

Reforçamos esse ponto pois dificilmente seu relatório de gestão do e-commerce atingirá todos os objetivos esperados se ele possuir uma terminologia complexa ou difícil de entender.

Pense que o leitor precisa absorver uma boa quantidade de informações e preferencialmente no menor tempo possível, então o relatório precisa ser claro, objetivo, relevante e permitir uma leitura dinâmica das principais informações, ou seja, ser escaneável.

5. Fazer conclusões e recomendações

Ao finalizar o relatório de gestão do e-commerce, faça um resumo rápido de tudo o que foi abordado no documento, e também forneça recomendações sobre os dados apresentados.

Exemplificando, se o relatório aborda que um investimento feito pela empresa em marketing digital trouxe um aumento dos clientes de 25%, você pode recomendar a continuidade da estratégia, já que está atingindo bons resultados.

O mesmo pode ser feito com processos que não estão gerando lucro para a empresa, ou seja, a recomendação pode ser da descontinuidade do processo ou a sugestão de mudanças.

6. Fazer a revisão das informações

Antes de entregar o relatório de gestão do e-commerce ao gestor, é fundamental fazer uma revisão das informações e também da estrutura do documento.

Veja se o relatório está gramaticalmente correto e pense sempre em fazer edições para tomá-lo mais objetivo, retirando do documento informações que não são relevantes para o objetivo proposto.

Qual a importância do relatório para a carreira do gestor?

Um relatório de gestão do e-commerce bem feito certamente será um documento valioso para o futuro da empresa. As decisões estratégicas para crescimento do negócio serão baseadas em dados reais, fazendo com que a chance de sucesso e de se destacar da concorrência seja muito grande.

Além disso, um gestor dedicado em conhecer e acompanhar o desempenho da empresa de perto terá o seu destaque profissional garantido.

Os relatórios podem ser feitos de forma simples ou mais complexa, e são documentos primordiais para o desenvolvimento de ações que resolvam os principais obstáculos que a empresa tem que enfrentar.

Todas as empresas precisam de gestores que cercam os problemas e promovem ganhos representativos.

E não é só isso. Quando a diretoria recebe relatórios gerenciais completos, com informações relevantes, alinhadas com o objetivo do documento, o reconhecimento do funcionário que fez aquele trabalho é praticamente certo.

Conclusão

Um relatório de gestão do e-commerce bem elaborado e completo vai ajudar demais nos negócios da empresa.

Ele é fundamental para o funcionário, pois será reconhecido por seu trabalho e dedicação, além do aprofundamento sobre o andamento dos negócios da empresa, e também pelos empresários, que podem tomar decisões estratégicas para o futuro e também se anteciparem a problemas que podem acontecer quando ajustes importantes não são feitos.

Portanto, reúna as informações com todas as áreas do negócio e faça um relatório que considere todos os elementos da empresa que impactem seu conteúdo.

Ao ler nosso artigo e seguir os passos, você saberá como fazer um relatório de gestão completo e eficiente.

Quer saber mais sobre gestão de e-commerce? Então baixe esse nosso kit!

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