Você já parou para refletir sobre o valor do marketing para atacado distribuidor? Quando falamos sobre ações de marketing e publicidade, é comum fazermos uma associação com empresas B2C, mas as organizações B2B também se beneficiam muito de uma estratégia sólida de marketing – principalmente quando conseguem explorar os canais digitais.

A lógica por trás disso é muito simples: as ações de marketing ajudam a fortalecer a marca, atrair novos consumidores e fidelizar os clientes já existentes. Sem isso, torna-se muito difícil prosperar no mercado – por melhores que sejam os produtos comercializados.
 

Infelizmente, muitos gestores ainda não dedicam o esforço necessário em suas ações de marketing para atacado. Em vez de procurar se atualizar em relação as novas tendências e elaborar um bom planejamento, são executadas as mesmas velhas ações sem qualquer forma de mensurar os resultados obtidos.
 

Porém, as empresas que buscam sucesso em longo prazo precisam mudar essa mentalidade. Atualmente, é impossível falarmos sobre marketing sem pensarmos nos canais digitais. E isso é ótimo, pois trata-se de uma forma mais barata e eficiente de obter resultados consistentes.
 

Neste artigo vamos compreender melhor o papel do marketing para atacado distribuidor e como você pode obter os melhores resultados para o seu negócio. Acompanhe.
 

A importância de investir em marketing para atacado

O investimento em marketing para atacado distribuidor gera vários benefícios que contribuem para os bons resultados da organização. Isso inclui resultados imediados (com atração de novos clientes e aumento das vendas) e também resultados em longo prazo (com a consolidação da marca e fidelização de clientes).
 

Quer entender melhor toda a importância de investir em marketing para atacado distribuidor? Veja só:
 

Resultados financeiros

O primeiro resultado buscado com as ações de marketing é elevar os resultados de vendas obtidos. Ao divulgar os produtos nos locais certos e para as pessoas certas, é possível encontrar novos compradores interessados nas soluções da organização.
 

Construção da reputação da marca da empresa

Para as empresas do atacado distribuidor, construir uma marca de valor é fundamental. Mais do que atrair empresas varejistas interessadas na compra, é importante que esse valor também chegue ao consumidor final – gerando uma procura pelos produtos que estão expostos na loja.
 

Portanto, esse é um grande trunfo para resultados consistentes em longo prazo. Quanto mais valorizada é a sua marca, melhores serão os frutos que serão colhidos.
 

Construção de uma rede de varejistas

Outro grande benefício do marketing para atacado distribuidor é a contribuição para a construção de uma rede de varejistas que compram os produtos de forma recorrente. Sem ações frequentes para atrair consumidores e mantê-los por perto, torna-se difícil colocar isso em prática.
 

Expansão da empresa

Quando a marca da empresa cresce e é reconhecida no mercado, ela pode se expandir para outros produtos analisando a demanda do mercado. Ou seja, as ações de marketing para atacado contribuem para um desenvolvimento sustentável apoiado em clientes recorrentes e uma boa situação financeira.
 

O crescimento do marketing digital

Conforme já ressaltamos, é impossível falarmos sobre o marketing para atacado distribuidor sem compreendermos todo o valor dos canais digitais.
 

O marketing digital para o atacado está em plena expansão. Nesta cadeia de comercialização, o produtor ou fabricante do produto vende seus produtos ao atacadista e o vende ao varejista. Por fim, atinge os clientes finais pelos varejistas com alguma marca da empresa.
 

Ao explorar corretamente os meios digitais, é possível fortalecer não apenas a sua empresa, mas gerar mais valor para toda essa cadeia. Afinal, tudo está cada vez mais conectado no mundo em que vivemos.
 

Nos últimos anos, o mercado B2B atacadista de vendas online está aumentando sua receita continuamente. Esse negócio facilitou o trabalho de todas as pessoas de maneira eficaz e eficiente e pode fornecer o melhor esforço possível para que os negócios obtenham lucro.
 

Veja alguns dos benefícios notáveis do marketing digital para o atacado:

  • Economia financeira. As ações de marketing digital possuem um custo muito inferior às ações tradicionais – como anúncios em jornais ou materiais gráficos para distribuição em feiras.

  • Interação com os compradores. Por meio da internet, as empresas do atacado distribuidor podem ter uma relação mais próxima com seus clientes – utilizando canais como e-mail e mídias sociais.

  • Vendas pela internet. Muitas organizações do atacado distribuidor optam pela abertura de um e-commerce para facilitar a experiência de compra de seus clientes. Dessa forma, as ações de marketing se integram com as estratégias comerciais e geram mais oportunidades de negócios.

  • Oportunidades promocionais. A criação de sites online é essencial, pois oferece oportunidades para promover os produtos online. Dessa maneira, fica mais fácil anunciar seu produto para um público qualificado.

  • Feedback do cliente. Uma boa presença online permite obter facilmente o feedback do cliente. Dessa forma, você pode encontrar formas de melhorar a experiência do cliente e utilizar as boas recomendações como forma de atrair novos consumidores.
     

Quais objetivos buscar com o marketing para atacado distribuidor?

No mercado do atacado distribuidor, quando se trata de adotar novas tecnologias e práticas de marketing para permanecer competitivo, como você mantém os custos baixos enquanto tenta obter resultados excelentes? A resposta é simples, de fato. Começa com um bom plano de marketing digital.
 

Compreensivelmente, é provável que, embora muitos distribuidores entendam que podem obter valor e impacto de um plano de marketing sólido, eles não sabem ao certo como criar um plano de marketing, o que medir ou por onde começar.
 

Quando feito corretamente, é ótimo poder vincular seu plano de marketing diretamente aos seus resultados e ver exatamente onde está o retorno do investimento. Mas como você sabe por onde começar? Com o marketing, como muitas outras coisas, é melhor começar identificando suas metas.
 

A seguir, cinco dos objetivos mais comuns que um bom plano de marketing ajudará você a cumprir:

  1. Forneça melhores informações sobre seus produtos ou linhas de produtos

  2. Atraia novos clientes com um custo menor

  3. Amplie o ticket médio das vendas

  4. Destaque sua empresa como os verdadeiros especialistas em seu setor

  5. Eduque os clientes e acompanhe o comportamento do cliente
     

Principais estratégias de marketing digital para o atacado

Para alcançar esses objetivos com o marketing para atacado distribuidor, é preciso saber como explorar corretamente todas as oportunidades que estão espalhadas pela internet. Para ajudá-lo neste exercício, preparamos uma lista com as principais estratégias e ferramentas de marketing digital:
 

1. Webiste responsivo

A base para as ações de marketing digital de uma empresa é seu website. Ele precisa ser responsivo, ter informações claras e guiar os clientes naturalmente ao momento da compra. Quando isso é colocado em prática, as ações realmente se transformam em resultados concretos.
 

2. Otimização para os motores de busca (SEO)

Imagine que você gerencie uma empresa do atacado que comercializa peças de vestuário. Nesse caso, seria importante ser encontrado no Google por palavras-chave importantes, como “roupas por atacado”, não é?
 

O trabalho de otimização para os motores de busca (SEO) garante que você seja encontrado em buscas com termos associados ao seu negócio e ao produto comercializado. Em longo prazo, você pode atrair inúmeros potenciais clientes dessa forma.
 

3. Anúncios do Google

Além de usar técnicas para ser encontrado organicamente em buscas, você tem um atalho para isso: os anúncios do Google. Trata-se de uma maneira de publicidade paga que mostra o site da sua empresa apenas para as pessoas que você deseja – que pesquisam por termos relacionados ao seu negócio e estão localizadas dentro da sua área de atendimento.
 

4. E-mail marketing

O e-mail é um canal de comunicação muito precioso no marketing para atacado distribuidor. Trata-se da forma mais eficiente de alcançar diretamente as pessoas próximas da sua empresa – seja potenciais clientes, novos consumidores ou velhos conhecidos.
 

Você pode enviar atualizações sobre sua empresa, lançamentos de produtos, promoções, mensagens informativas, entre vários outros formatos de conteúdos. Ao construir esse relacionamento, torna-se mais fácil fechar boas vendas.
 

5. Mídias sociais

Qualquer empresa que busca ter uma boa presença na internet precisa estar presente nas mídias sociais. Esses canais reúnem inúmeros potenciais clientes e permitem que sua marca seja notada facilmente entre o público. Para isso, você pode explorar Youtube, Instagram, Facebook, Linkedin, entre outras.
 

6. Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores funciona para atacadistas da mesma forma que para empresas de varejo – basta encontrar as parcerias certas. Ao utilizar uma figura popular no seu segmento como embaixador da sua empresa, você ganha mais credibilidade e alcança um público ainda maior.
 

Mídias sociais na comunicação do atacado distribuidor

O atacado tem sido relativamente lento em adotar o comércio eletrônico, por isso é inevitável que o setor também esteja atrás da curva nas mídias sociais. No entanto, conforme os setores avançam, é fundamental ampliar a presença nessas plataformas.
 

Porém, não podemos negar a importância de entrar de cabeça no mundo digital – principalmente pensando no futuro. Ou seja, está se tornando cada vez mais importante para uma empresa divulgar seu nome.
 

As mídias sociais são, sem dúvida, uma ferramenta de relações públicas útil para aumentar a conscientização. Trata-se de uma maneira muito eficiente de construir ótimos relacionamentos com seus clientes – além de obter feedback rápido de um grande número de pessoas.
 

Aqui estão algumas dicas principais para o desenvolvimento de uma estratégia de mídias sociais como ferramenta do marketing para atacado distribuidor:

  • Objetivo e estratégia: decida por que sua empresa usará as mídias sociais – normalmente, você aumentará a conscientização, direcionará o tráfego e desenvolverá relacionamentos.

  • Identifique seu alcance: pense em quem será o alvo das suas ações e as melhores maneiras de alcançá-lo.

  • Decida o que dizer: você precisará de um conteúdo contínuo, interessante e novo para ser notado e para manter seu público voltando.

  • Interaja com o diálogo: comente nos canais de mídia social do seu público e responda quando ele comentar no seu.

  • Faça sua pesquisa: identifique se a sua marca já está sendo discutido online e o que está sendo dito para utilizar como base no seu planejamento.

  • Descubra o que é tendência: monitore quais são as principais tendências do seu setor para explorá-los nas suas ações das mídias sociais.

  • Escolha a pessoa certa: você precisará de uma ‘voz’ consistente para gerenciar a propriedade da sua personalidade online – quem tem o que é preciso para representar sua empresa online?

  • Integre setores: inclua sua presença na mídia social em sua agenda de marketing para atacado e ao lado de outras atividades de comunicação nos negócios.

  • Comunique-se internamente: verifique se todos os seus funcionários estão cientes de que você está adotando a mídia social e por quê. Envolva-os para que eles possam promovê-lo.

  • Comunique-se externamente: informe a seus clientes e possíveis clientes que você está online e abrindo um novo caminho para se comunicar com eles. Pergunte a eles o que eles gostariam de ver.

  • Desenvolva um calendário de conteúdo: garanta que você tenha um calendário de conteúdo diversificado para gerar valor para o público. Determinadas coisas, como promoções, são cíclicas e podem formar a base do seu conteúdo de mídia social, pois podem ser mais instantâneas e impactantes.

  • Com quem você pode colaborar? A indicação para outro conteúdo que possa ajudar seu público a desenvolver seus negócios tornará você mais valioso para eles.

  • Avalie seu progresso: revise regularmente seu conteúdo. Seja honesto sobre se está cumprindo a estratégia e ajuste as coisas que não estão funcionando.

 

Como você encara o marketing para atacado distribuidor na sua empresa? Você gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário.