Share of Search: saiba o que é e porque é importante para o e-commerce

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Atualmente, para um negócio, é tão importante ter um bom posicionamento online quanto investir em um ponto físico. E para isso, é fundamental que os empreendedores conheçam muito bem as métricas de desempenho de seus sites. É nesse cenário que o interesse por Share of Search tem aumentado significativamente.

Para atingir o público de forma mais objetiva, o marketing digital tem se voltado cada vez mais para os resultados orgânicos. Os profissionais de marketing estão focando bastante na experiência do usuário e no alcance de marca, e para isso, eles precisam de novas métricas, que forneçam dados mais reais com relação à concorrência, como é o caso do Share of Search.

Saiba mais, a seguir, sobre o que é Share of Search e porque essa métrica é importante para o e-commerce.

O que é Share of Search?

Share of Search é uma métrica de desempenho que está entre as mais importantes para um e-commerce. A tradução de Share of Search é “parcela de pesquisa”, e o objetivo desta métrica é definir a parcela de interesse do público por uma determinada palavra-chave com a qual o seu empreendimento costuma trabalhar.

A métrica Share of Search também é chamada de Share de busca. Ela representa a parcela de buscas, no Google ou em outros mecanismos, que uma marca recebe dentro do total de pesquisas realizadas para uma categoria.

A Share of Search é uma métrica que avalia o comportamento dos consumidores nos mecanismos de busca. Não é à toa que ela tem sido considerada um dos mais importantes termômetros de desempenho de e-commerce. Um dos seus objetivos é definir o interesse do público por determinada palavra-chave.

Se a sua empresa vende perfume, e as pessoas pesquisam as palavras “perfumes femininos”, qual a porcentagem do público que será direcionada para o seu site? Coletar os dados baseados nesse indicador ajuda a melhorar o posicionamento online da sua marca, atrair mais clientes, e consequentemente, aumentar as suas vendas.

Como o Share of Search é calculado?

Existe uma fórmula utilizada para calcular o Share of Search. Basta dividir o total de buscas por uma palavra-chave, relacionada à sua marca, pelas pesquisas totais de todos os concorrentes, em um determinado período, e multiplicar por 100. Por exemplo, para calcular a Share of Search de determinado fabricante, é preciso descobrir primeiro o quanto as pessoas buscam pelo seu produto no Google.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para essa finalidade é a Keyword Overview do Semrush. Essa ferramenta permite conhecer o volume total de buscas no Brasil, das palavras-chave relacionadas com o setor desejado. Sabendo esse total, é possível aplicar a fórmula citada acima, e obter o resultado, em porcentagem, de Share of Search de uma empresa.

Esse cálculo pode ser feito com qualquer palavra-chave desejada. E ao realizar o mesmo cálculo nos meses seguintes, para todas as marcas já feitas, é possível definir se existe uma taxa de crescimento ou de decrescimento nas buscas realizadas. Isso permite saber quais ações precisam ser tomadas de forma antecipada para melhorar os resultados da sua marca em relação às outras.

Esse cálculo também permite listar alguns benefícios, como a melhoria na eficiência de vendas, prever crescimento de mercado e avaliar impacto das publicidades.

É preciso usar essa métrica com eficiência e segurança, e não esqueça que ela pode ser aplicada por todos os negócios que desejam conquistar visibilidade expressiva na internet.

Qual a importância do Share of Search para o e-commerce?

A Share of Search ajuda a calcular a participação de mercado do seu e-commerce por meio das pesquisas no Google. Essa métrica é um número percentual que resulta do total de buscas por uma marca dividido pelo total de buscas de todas as marcas da categoria em um período.

Quando a Share of Search sobe, a métrica Market Share, que significa “participação de mercado” também sobe. Sendo assim, ela pode prever o crescimento ou a queda de uma marca, e isso permite aos gestores realizarem ações antecipadas.

Além disso, a participação de mercado de uma marca influencia as buscas no Google. Ou seja, como os consumidores querem saber mais sobre os produtos que acabaram de comprar, quando há uma alta procura por um produto, é provável que a marca esteja prestes a crescer.

Em contrapartida, quando as buscas estão em baixa, é possível que esteja para ocorrer uma queda.

Por isso, a Share of Search pode ser usada no dia a dia do seu e-commerce para fazer a previsão do seu crescimento ou a queda do seu negócio, diante dos demais. É possível avaliar, também, o impacto das ações de publicidade em curto, médio e longo prazos.

Essa métrica também oferece diversas vantagens:

  • Permite determinar o percentual de buscas para cada marca em um setor ou categoria em um período;
  • Permite ter uma noção, por meio do percentual de buscas, da participação de mercado de cada marca;
  • Ajuda a prever crescimento ou decrescimento na participação de mercado;
  • Possibilita ajudar os profissionais de Marketing a prever e definir orçamentos de divulgação;
  • Contribui para avaliar impacto das ações de publicidade em curto, médio e longo prazo;
  • Ajuda a comparar a performance de participação de mercado com a concorrência;
  • Esse método é muito prático para medir a saúde da sua marca ao longo do tempo;
  • O uso da Share of Search é barato, acessível, ágil e eficiente.

Sendo assim, se for possível integrar isso ao seu e-commerce de alguma forma, você terá um bom recurso para medir o seu sucesso.

Como usar o Share of Search?

As informações oferecidas pela Share of Search deixam claro que ser bem posicionado no buscador é muito importante. Por isso, além de investir na qualidade da loja física, se você também tiver um e-commerce, é imprescindível que todo o empenho também seja oferecido ao seu site.

Para ajudar a sua empresa a visualizar com precisão o desempenho das suas estratégias de marketing, é fundamental monitorar com atenção a sua Share of Search. E para usar esse recurso com eficácia na estratégia de comunicação, são três os passos fundamentais que direcionam para esse resultado. Confira abaixo.

Identifique a busca pela palavra-chave

É possível unir estratégias de Share of Search com estratégias de SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization. O primeiro passo será identificar quais palavras-chave estão sendo mais pesquisadas pelo seu público-alvo. Para isso, pesquise os termos coerentes ao negócio, e dê prioridade a eles nas suas ações de marketing.

Analise sua participação na pesquisa

Essa etapa é fundamental para que você consiga avaliar a eficácia das suas estratégias, e, também, a necessidade de trabalhar outras palavras-chave. Faça uma leitura sobre a participação de cada palavra-chave da pesquisa. Observe quantas vezes o seu e-commerce foi apresentado como resultado e foi acessado pelo público.

Gere conteúdo adequado

É fundamental conhecer muito bem o seu público. É através desse conhecimento que a sua marca conseguirá se comunicar de forma assertiva, gerando os conteúdos mais adequados para o público-alvo em questão. Com os dados coletados através da Share of Search, você poderá tornar a jornada do seu cliente mais eficiente e garantir a ele a melhor experiência.

Saiba o que seu cliente está pesquisando (palavras-chave)

Para saber quais são as palavras-chave que o seu cliente está buscando, é preciso seguir um passo a passo:

Analise as pessoas relevantes para a sua empresa

As pessoas relevantes para a sua empresa são os seus clientes, potenciais compradores, pessoas que usam o seu produto, ou aqueles que optam pelo seu concorrente. Para conseguir colocar a estratégia em prática, é preciso se remover do processo, e se colocar no lugar da sua persona. Use termos que ela usaria, pergunte como ela faz, se coloque na sua posição.

Com essa persona em mente, faça uma pesquisa sobre quais perguntas eles fazem, qual tipo de linguagem utilizam, qual termo é adotado, entre outros aspectos.

Lembre-se sempre de pensar em termos que os seus clientes realmente estão usando, e não aqueles que a empresa acredita que deveriam ser usados.

Utilize insights das redes sociais

Para descobrir o que suas personas estão falando, perguntando ou reclamando, utilize insights das redes sociais. Afinal, a maioria das pessoas se encontra nessas redes, incluindo os seus possíveis clientes.

Quando se trata de Facebook, você pode extrair dados através do monitoramento das redes sociais, do Facebook Insights e do Facebook Trending. No Twitter, você pode analisar os trending topics ou usar a pesquisa do Twitter para Trending Topics, palavras-chave e hashtags. Já no Google + e no Youtube, você pode visitar a página de Tendências.

Explore sites de monitoramento

Existem sites como o SEMRush e o Hubspot que permitem o monitoramento de palavras-chave relevantes para seu site. Esses sites também apontam erros de SEO da sua plataforma. Neles, você pode comparar palavras-chave, volume de pesquisa, classificação, entre outros.

Faça uso das ferramentas gratuitas do Google

O Google possui um conjunto completo de ferramentas que ajudam a mapear palavras-chave e frases. O Google Trends permite obter um olhar sobre as bases de dados das buscas do Google. Você pode olhar para uma palavra-chave sozinha, ou pode comparar diversos termos.

O autopreenchimento do Google também pode ser observado, já que ele reflete o que outras pessoas estão procurando na web. Outra ferramenta interessante é o Planejador de Palavras-chave do AdWords. Você digita uma palavra-chave e o Google te informa o volume de pesquisa e a competição da palavra.

O Google Search Console é mais um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google.

Confira se você está sendo apresentado como solução

Os fatores de ranqueamento são critérios que o Google leva em consideração para posicionar melhor organicamente um site na página de resultados para uma busca a uma determinada palavra-chave. Quanto melhor o rankeamento do seu site, mais você estará sendo apresentado como solução para o seu público-alvo.

Existem dois critérios que podem determinar esse ranqueamento. O primeiro leva em consideração o termo buscado e as palavras-chave no título, descrição e meta tags, e é chamado de critério eliminatório.

Os varejos costumam colocar os itens indisponíveis nas últimas opções, por isso, a disponibilidade do produto para compra é outro indicador considerado dentro dos critérios eliminatórios.

O segundo critério é chamado de classificatório. Ele determina a ordem de posição e relevância. Para fazer essa classificação, é levado em consideração fatores como: Meta Keywords, Taxas de conversão, Avaliações, Conteúdo Digital (produtos com conteúdos mais completos se tornam mais relevantes) e Sell Out (produtos mais vendidos se tornam mais relevantes).

A sua empresa precisa acompanhar, além de métricas como Share of Search, esses critérios para ranqueamento. Só assim, você poderá alcançar um posicionamento melhor para a sua marca. Além disso, é fundamental entender como o algoritmo e cada varejo que a sua marca está inserida funciona.

Gere conteúdo sobre os temas descobertos

A análise da métrica Share of Search, assim como todas as estratégias citadas no artigo, estão voltadas para encontrar as palavras-chave corretas para o seu negócio. E se você fez tudo como foi indicado, agora, você já conseguiu os temas mais adequados para trabalhar dentro das suas redes e atrair e conectar, cada vez mais, a sua audiência.

Agora, você precisa colocar a mão na massa e começar a gerar conteúdos relacionados aos temas descobertos. Escolha as melhores redes, onde o seu público-alvo está, entenda a forma de trabalhar em cada uma delas, e comece a produzir material, dentro dos temas encontrados, e que estejam no padrão para engajamento, dentro de cada rede selecionada.

Além disso, não esqueça de investir na qualidade. Não adianta encontrar o tema certo para falar, se o seu conteúdo não for relevante. Produza material de valor, com conteúdo de peso, imagens bem trabalhadas, e focando em uma copy profissional e persuasiva.

Apesar de ter descoberto os temas corretos, não esqueça que a internet está cheia de concorrentes, e que o seu material precisa se destacar.

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