Tipos de promoções de e-commerce para sua empresa decolar

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Você está por dentro dos principais tipos de promoções de e-commerce que você pode explorar? São uma infinidade de alternativas que podem ser incorporadas às suas estratégias de marketing para elevar os resultados de vendas.

Quando falamos dos tipos de promoções de e-commerce estamos nos referindo às práticas que envolvem oferecer vendas e descontos para compradores online, a fim de obter novos clientes e aumentar a receita. E o mais importante, essas promoções podem transformar novos visitantes em clientes fiéis e compradores recorrentes.

Quer conhecer os melhores tipos de promoções de e-commerce para sua empresa decolar? Então confira logo a seguir!

A importância das promoções para um e-commerce

Os e-commerces possuem um vasto mercado de consumidores para explorar. Entretanto, também é muito grande o número de concorrentes disputando a atenção desse público.

Justamente por isso as promoções se tornam tão importantes para o e-commerce. Mais do que isso, é fundamental diversificar as promoções, fazendo com que o e-commerce sempre tenha algo atrativo no ar.

Além de trazer diversos tipos de promoções de e-commerce, você também tem diversos canais à disposição para divulgar essas promoções: site, aplicativo, redes sociais, e-mail, anúncios, banners, ações em loja física, e muito mais!

14 tipos de promoções de e-commerce para você explorar

Está curioso para descobrir os tipos de promoções de e-commerce para sua empresa decolar? Então veja algumas boas ideias:

1. Descontos em produtos

Como um dos mais eficazes tipos de promoções de e-commerce, quase todas as lojas de comércio eletrônico oferecem algum tipo de desconto em produtos – e algumas oferecem esses descontos constantemente. Uma das razões pelas quais as promoções com descontos em produtos são tão eficazes é porque são atraentes para os clientes. Afina, todo mundo gosta de pagar menos.

Normalmente, existem dois tipos de descontos em produtos que você pode oferecer: porcentagem ou valor em reais. Ambos os tipos são eficazes, mas sempre pense em como a oferta será percebida por seu cliente. Por exemplo, um desconto de 10% pode não parecer tão atraente quanto um cupom de R$ 10 de desconto, enquanto um código de 50% de desconto sempre terá um bom desempenho (e um cupom de R$ 50 de desconto pode ou não fazer sentido).

2. Compre X, economize Y

Você conhece a velha oferta de “compre 1, leve 2”, certo? Essa estratégia é sólida porque dá aos clientes uma meta a ser atingida a fim de serem recompensados.

Porém, dependendo dos produtos que você vende, outros tipos de promoção semelhantes podem fazer mais sentido. Muitas lojas encontram seu próprio ponto ideal observando o preço médio do pedido e incentivando os clientes a comprar um pouco mais.

Por exemplo, se a compra média é de R$ 42, criar uma promoção para “compre R$ 50 e economize R$ 20 extras” pode aumentar drasticamente as vendas. Como todas as promoções, saber seus números antes do lançamento de uma promoção é a melhor maneira de garantir que você nunca perca dinheiro com as vendas.

3. Ofereça brindes

Os brindes de produtos são outra ótima maneira de usar o poder da psicologia “gratuita” com seus clientes. A vantagem desse tipo de promoção de vendas é que ela permite que você controle qual produto grátis você distribui, permitindo que seus clientes experimentem um novo produto ou provem algo diferente.

Em alguns casos, os brindes de produtos não precisam ser produtos que você vende em sua loja. Incluir presentes gratuitos da sua marca – como adesivos ou sacolas – em certas compras é uma ótima maneira de aumentar a fidelidade e entregar algo a mais para seus clientes. Esses produtos de marca também são uma grande maneira de diferenciar sua empresa da concorrência, especialmente se forem exclusivos ou de alta qualidade.

4. Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são há muito tempo tipos de promoções de e-commerce bastante populares. Eles têm o poder de melhorar o relacionamento com os clientes, reunir dados importantes sobre os consumidores e reduzir os custos de marketing.

No entanto, o lançamento de um programa de fidelidade leva tempo e exige planejamento. Você não pode simplesmente começar um por capricho.

Os clientes desejam que sejam fáceis de ingressar e usar. Eles também precisam de ofertas regulares e comunicação para manter seus clientes engajados e satisfeitos com o serviço. Portanto, planeje seu esquema de fidelidade com cuidado para garantir que você e seus clientes obtenham o máximo dele.

5. Gratuidade no frete, devoluções ou trocas

Quem irá concordar em pagar uma taxa de envio adicional? Ninguém! Isso fica claro em uma pesquisa realizada pela WalkerSands, onde 80% dos clientes disseram que comprariam um produto da Amazon se tivessem frete grátis. Na verdade, no mesmo estudo, 68% listaram devoluções e trocas gratuitas como outro incentivo, eles gostariam de fazer compras online.

6. Cupons de desconto

Como as lojas online existem virtualmente, utilizar cupons é mais fácil do que nunca para seus clientes – e para você. Os consumidores foram treinados para adorar os cupons, e é por isso que eles continuam a ser uma forma eficaz de promover as vendas. E, graças à tecnologia, nunca foi tão fácil criar cupons e vê-los serem usados rapidamente (às vezes quase instantaneamente). Existem várias maneiras de usar cupons para incentivar seus clientes, mas algumas das mais eficazes incluem:

  • Envio de cupons para novos assinantes de e-mail em sua primeira compra

  • Envio de cupons para clientes após uma compra

  • Envio de cupons para clientes que não compraram em um determinado período de tempo

  • Envio de cupons para clientes que tiveram uma experiência ruim ou deixaram um comentário negativo

7. Presente gratuito

Oferecer um presente gratuito na compra é outro dos tipos de promoções de e-commerce para aumentar as vendas. Essa também é uma boa maneira de mover o estoque que não está vendendo sozinho, oferecendo-o como um presente. Esse presente pode ser uma surpresa ou um item conhecido, embora pesquisadores da Universidade de Miami descobriram que, para certos setores, oferecer um presente misterioso com a compra tem mais probabilidade de levar as pessoas a comprar do que estragar a surpresa.

Uma ótima forma de explorar essa tática é adicionar um presente gratuito quando um cliente atinge o mínimo de compra. Isso incentiva os clientes a comprar mais. E, como um bônus adicional, o Journal of Marketing descobriu que as pessoas que receberam um produto de graça falaram sobre ele 20% mais do que aquelas que pagaram pelo item.

8. Faça com que os clientes se sintam especiais com cupons exclusivos

Os descontos exclusivos têm o poder de fazer com que os clientes se sintam especiais e motivados para comprar.

Quando você oferece códigos de desconto especial para um público influenciador, clientes recorrentes, assinantes de e-mail ou seguidores de mídia social, por exemplo, esses clientes se sentirão parte de uma pequena lista VIP.

Eles ficarão felizes em usar seu desconto VIP e sentirão como se tivessem “ganhado” algo que o comprador médio não tem. Com isso, sua marca será capaz de impulsionar as vendas de segmentos pequenos e específicos de sua base de clientes.

9. Explore as datas comemorativas

Outro dos tipos de promoções de e-commerce é explorar as datas comemorativas. Seja um aniversário, casamento ou aniversário da sua marca, o envio de descontos comemorativos específicos para comemorar uma ocasião especial é uma grande ajuda para os clientes.

Isso mostra a seus clientes que você fica feliz quando eles estão felizes. Também os faz sentir que você se preocupa com eles, não com a venda.

Além disso, quando os clientes estão comemorando algo maravilhoso, eles tendem a gastar um pouco mais – especialmente se tiverem um desconto para se presentear.

-> Confira também: Como preparar seu e-commerce para a Black Friday 2021?

10. Acione exclusividade com ofertas de acesso antecipado

Os descontos para os consumidores ligados nas novidades são outro dos tipos de promoções de e-commerce que funciona bem, apesar de não serem utilizados com frequência. Um código promocional para experimentar um novo produto antes de seu lançamento cria aquela sensação de urgência que incentiva os compradores a agirem.

Como resultado, além de fechar boas vendas, sua marca pode receber avaliações positivas para os produtos. E essa prova social inicial pode ser justamente o empurrão que os clientes precisam para fazer uma compra.

11. Organize concursos

Uma das ideias mais eficazes de promoção de comércio eletrônico é criar um concurso. Os concursos podem aumentar a conscientização sobre novos produtos, recompensar uma base de clientes leais e até atrair novos clientes para o seu site.

E essa é uma ação que leva apenas alguns minutos para ser criada. E quando estiver tudo pronto, você pode liberar sua oferta nas redes sociais, levando seu alcance além do seu site de comércio eletrônico.

12. Faça ofertas relâmpago

As ofertas relâmpago são promoções realizadas dentro de um determinado período de tempo que inclui uma oferta de alto valor que os clientes em potencial acharão irresistível. Essas promoções de vendas podem ser um item caro com um desconto significativo, pacotes de produtos ou mesmo produtos sazonais em alta.

Os prazos de uma oferta relâmpago costumam ser combinados com estoque limitado para criar um senso de urgência que incentive as pessoas a comprar. Isso está vinculado ao nosso impulso emocional de comprar por medo de perder.

13. Explore o live shopping

O Live Shopping é uma estratégia inovadora para vendas online por meio de transmissões ao vivo. Essa tática é usada tanto no comércio eletrônico B2C quanto no B2B para conectar-se com seu público a fim de construir o reconhecimento da marca e fazer vendas. Trata-se de uma ótima forma de apresentar cupons de descontos e outras ofertas para estimular compras em tempo real.

14. Conecte os canais de vendas

Para as empresas que possuem vários canais de vendas, é possível explorar alguns tipos de promoções de e-commerce específicos. Um ótimo exemplo disso ocorre quando as lojas que possuem aplicativo próprio oferecem um cupom de desconto exclusivo para compras feitas pelo app.

Além disso, também é possível conectar a loja física com as vendas online. Um bom exemplo disso é o uso de banners com um QR Code que leva para o aplicativo da marca – garantindo que os consumidores continuem conectados para fazer novas compras.

Você já conhecia esses tipos de promoções de e-commerce para sua empresa decolar? Quais dessas estratégias você já explora? Deixe o seu comentário!

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