Ano novo chegou e o calendário 2022 promete muitas datas comemorativas importantes que devem impulsionar as vendas do e-commerce brasileiro. A participação nesses eventos é algo estratégico, inclusive para as empresas B2B.

O apelo relacionado a diferentes datas, como a Black Friday, o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, é propício para a criação de ofertas para atingir segmentos de público específicos e, com isso, aumentar o seu faturamento.

No entanto, não basta simplesmente aguardar por essas datas, é preciso estruturar todo um planejamento de marketing, logística e venda para tirar o melhor proveito dessas oportunidades.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um conteúdo repleto de dicas sobre como se preparar para as datas comemorativas do calendário 2022. Continue a leitura e saiba mais.

Panorama do varejo online em 2021

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus e trouxe um “boom” das vendas pela internet. Afinal, os consumidores ficaram em isolamento social e muitas pessoas que não tinham o hábito de comprar pela internet descobriram essa facilidade.

Com isso, um estudo realizado pela Ebit / Nielsen, divulgado em reportagem do portal “Consumidor Moderno”, mostrou que o comércio online teve uma alta de 47% – o maior índice dos últimos 20 anos.

Porém, esse crescimento das compras pela internet não ficou restrito ao ano de 2020. Todas as facilidades do e-commerce continuam atraindo os consumidores – e os resultados de 2021 deixam evidente esse momento de otimismo para o setor.

Segundo a 44ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país elaborado pela Ebit | Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco, o e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões – crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esse resultado foi impulsionado principalmente pelos aumentos de 22% no ticket médio – que passou para R$ 534 reais – e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões.

Sua loja virtual está pronta para as datas comemorativas do calendário 2022?

Alguns podem dizer que as datas comemorativas são uma oportunidade ou uma mina de ouro para empresas de diferentes segmentos que vendem online. Afinal, determinadas empresas recebem até 80% de sua receita durante esses eventos.

Antes vistas como promessas do varejo, a Black Friday e a Cyber ​​Monday agora são consideradas como fundamentais, inclusive para o mercado B2B. Os números relativos a cada ano comprovam isso.

Como se preparar para as datas comemorativas no seu calendário 2022?

Como já destacado, as datas comemorativas cumprem um papel fundamental para o impulsionamento das vendas do e-commerce. Afinal, assim como acontece no varejo tradicional, o apelo relacionado à cada comemoração impacta o comportamento do consumidor, o levando a realizar compras para um fim específico.

E para melhor aproveitar as vantagens relacionadas a esses períodos, vejamos algumas dicas.

Planeje tudo com antecedência em seu calendário 2022

Simplesmente aguardar a chegada de uma data comemorativa em nada vai ajudar o seu e-commerce a vender mais, não é mesmo?

Por isso, é indispensável se antecipar às datas e coordenar esforços para tirar o melhor proveito de cada oportunidade. Comece pensando em sua estratégia de marketing.

Qual é o público da campanha? Qual mix de produtos terá melhor aceitação entre esse perfil de consumidor? Qual estratégia de conteúdo devo utilizar?

Não se esqueça de que as semanas que antecedem a data comemorativa são propícias para engajar o público. Além disso, também é preciso estruturar uma logística eficiente para atender aos consumidores. Mesmo em datas de comércio aquecido, as pessoas desejam obter uma boa experiência de atendimento e receber os produtos adquiridos dentro do prazo previsto.

Saiba formatar suas ofertas

Em datas comemorativas, os consumidores esperam avidamente por ofertas. Inclusive, disponibilizar produtos com preços promocionais é uma das formas mais diretas de se destacar nesses períodos. Afinal, o custo-benefício é um aspecto que impacta diretamente a decisão de compra das pessoas.

Pensando nisso, planeje com antecedência quais serão as ofertas de cada data comemorativa. Dessa forma, você poderá garantir que terá os produtos necessários em estoque e poderá trabalhar melhor sua estratégia de marketing.

Abuse da criatividade

Com milhares de e-commerce de seu segmento também pensando em apelos para impulsionar as vendas durante datas comemorativas, é preciso fazer diferente para se destacar nesses períodos.

Em sua estratégia de conteúdo para redes sociais, por exemplo, nada de explorar velhos clichês ou replicar abordagens já conhecidas. Pense em uma comunicação e tom de voz que transmitam a identidade de sua marca. Essa é a forma mais direta de qualificar o relacionamento com o seu público e vender mais durante o calendário 2022.

Desenvolva seu plano para datas comemorativas

Vejamos, então, como estruturar um plano de ações para datas comemorativas em 2022.

Aprenda com as análises do ano passado

Você não precisa reinventar a roda a cada ano. Dê uma olhada nas suas análises da última temporada de festas para saber o que você precisa preparar. As informações da análise mostrarão a você:

  • Quanto de estoque você deve ter?
  • Quantos pedidos esperar?
  • Quantas pessoas têm disponíveis para sua equipe de suporte?
  • Quão rápido você pode enviar e entregar?
  • Que tipo de problemas você teve no ano passado e como superá-los?

Provavelmente, a situação deste ano será bastante semelhante. Você deve considerar 10-20% adicionais a cada valor para se certificar de que está preparado para o crescimento.

Entenda o que as pessoas querem comprar: essa é uma das coisas mais importantes a fazer no seu calendário 2022. Se você identifica com antecedência as preferências dos consumidores, isso permitirá a você criar ofertas mais assertivas.

Faça uma campanha de pré-lançamento

Uma parte importante da sua campanha para datas comemorativas no calendário 2022 é informar antecipadamente o público de que algo está chegando e eles devem esperar. Por exemplo, ofertas competitivas em sua loja a partir da Black Friday.

Aqui estão algumas ótimas maneiras de fazer isso:

  • “Decore” sua loja virtual: redesenhe seu tema de comércio eletrônico para as datas comemorativas. Essa é uma das melhores maneiras de chamar a atenção das pessoas, lembrá-las de que o Natal está muito próximo e fazê-las pensar em compras e presentes, por exemplo;
  • Gere leads / endereços de e-mail: a exibição de ofertas especiais de datas comemorativas em seu site geralmente não é suficiente para alcançar as vendas desejadas para a temporada. As pessoas geralmente esquecem o que viram e é por isso que você precisa lembrá-las. A melhor maneira de fazer isso é coletar seus endereços de e-mail com antecedência para que você possa comercializar quando for a hora certa;
  • Envolva seu público nas mídias sociais: envolva seus seguidores nas redes sociais sobre os próximos feriados. Não se esqueça de fixar sua postagem mais importante com todas as ofertas especiais, por isso é a primeira coisa que as pessoas verão quando visitarem suas redes sociais.

Tenha uma estratégia de e-mail

Para campanhas eficazes de marketing por e-mail, você pode usar a personalização enviando mensagens com ofertas de produtos que as pessoas já estão interessadas em comprar.

E tenha cuidado para não ser considerado spam, busque as boas práticas recomendadas para o envio de e-mails e evite entrar na lista de endereços eletrônicos bloqueados mantida pelos provedores.

Datas comemorativas para o calendário 2022 do e-commerce

Não esqueça de anotar em seu calendário 2022 as principais datas comemorativas para o e-commerce brasileiro!

Valentine’s Day – 14 de Fevereiro

O Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro e é conhecido como o Dia dos Namorados americano. No entanto, a data vem sendo cada vez mais comemorada em outros países, como o Brasil.

A data celebra São Valentim e tem como foco maior a celebração do amor, não necessariamente entre namorados. As pessoas podem presentear amigos e familiares nessa época.

Por isso, incluí-la em seu calendário 2022 pode ser uma boa maneira de conquistar mais vendas no início do ano.

Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. Essa é uma excelente data para você trabalhar a sua marca e mostrar que ela está engajada com as causas do empoderamento feminino, como a valorização e reconhecimento das mulheres no mercado de trabalho.

Para seu calendário 2022, é válido pensar em promoções exclusivas para mulheres e também para homens que desejam presentear as suas esposas, namoradas, mães ou amigas.

Dia do Consumidor – 15 de Março

Em 15 de março é celebrado o dia do consumidor. Trabalhar essa data é importante para que os seus clientes se sintam valorizados.

Aproveite e faça promoções especiais, vendendo produtos a um preço mais competitivo e impulsionando as vendas.

Páscoa – 17 de Abril

O Brasil é um país predominantemente cristão. Por isso, datas religiosas também podem ser exploradas pelo e-commerce. Isso, é claro, se for conveniente tendo em vista o perfil de seu público.

Mais do que pensar em ofertas específicas para esse período, a comunicação de sua marca pode explorar a simbologia da data: renascimento, a necessidade de despertar para a vida espiritual, entre outros elementos próprios da cultura cristã.

E como não poderia ser diferente, a páscoa também está diretamente associada ao chocolate. Por isso, é interessante “brincar” com esse aspecto na promoção de suas ofertas.

Dia do Trabalho – 1 de Maio

O Dia do Trabalho é comemorado no primeiro dia de maio. E por se tratar de um feriado nacional, estamos falando de uma data na qual grande parte do comércio em todo o país estará fechado. Logo, o comércio eletrônico pode se beneficiar do evento.

Dia das Mães – 8 de Maio

O Dia das Mães é comemorado em todo o mundo e representa uma das datas mais importantes para o comércio. Em volume de vendas, por exemplo, o evento perde apenas para o Natal.

E como estamos falando da principal data comemorativa do primeiro semestre do calendário 2022, o período deve ser utilizado pelos gestores de e-commerce para testar a infraestrutura tecnológica da loja virtual.

Mediante um grande volume de acessos e transações em um curto período de tempo, o site se mantém estável? O tempo de carregamento é aceitável? Os parâmetros de usabilidade são mantidos?

Respondendo a essas e outras perguntas, você poderá identificar eventuais problemas e corrigi-los para não enfrentar problemas em outras datas de comércio aquecido.

Dia dos Namorados – 12 de Junho

O Dia dos Namorados é uma data bastante esperada e vale a pena investir em campanhas bem românticas para conquistar os clientes apaixonados. Você não pode deixar de incluir esse tipo de promoção no seu calendário 2022.

Como o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho, início do inverno, essa é uma boa ideia para começar campanhas de produtos típicos da estação. E-commerces de roupas podem vender peças para dias mais frios, por exemplo.

Dia dos Pais – 14 de Agosto

Semelhante à celebração para as mães, o Dia dos Pais também é uma data comemorativa muito aguardada no mercado. Nessa data do calendário 2022, vale a pena apostar em promoções de produtos do universo masculino, para que os filhos possam presentear os seus pais.

Passados esses dois eventos, o comércio eletrônico começa a se preparar para as comemorações de final de ano, mesmo com outros eventos comemorativos os antecedendo essas importantes datas.

Dia das Crianças – 12 de Outubro

As campanhas do Dia das Crianças devem chamar atenção para o universo lúdico infantil. Porém, não pense apenas em atrair os pequenos, mas também os pais.

Afinal, são eles que fazem as compras e têm poder de decisão. Além disso, faça estratégias exclusivas como frete grátis para quem comprar uma grande quantidade de presentes, para mais de uma criança.

Halloween – 31 de Outubro

Evento intermediário e normalmente de menor proporção. O Halloween é uma festa especialmente popular nos EUA, mas que cada vez mais outros países têm dado maior destaque, inclusive o Brasil.

O Dia das Bruxas é mais conhecido por seus figurinos, brincadeiras, histórias de terror e filmes de terror populares. Roupas pré-fabricadas, decorações e doces especiais saem das prateleiras e aquecem com mais intensidade o varejo B2C.

Dia do Solteiro – 11 de Novembro

O Dia do Solteiro começou na China, quando quatro estudantes decidiram comemorar seu status de solteiro. A data “decolou” de verdade depois que a grande loja online chinesa Alibaba adotou informalmente esse dia, as coisas realmente decolaram.

Em 2016, por exemplo, a empresa de comércio eletrônico conseguiu ganhar quase 14 bilhões de euros durante esse dia. Esse evento também está sendo comemorado com mais frequência na Europa e está chegando ao Brasil.

Copa do Qatar – 21 de Novembro

Diferentemente de edições anteriores, a Copa do Mundo será disputada no mês de novembro em 2022. Os jogos acontecerão, pela primeira vez, no Oriente Médio, mais precisamente no Qatar.

Para os brasileiros, o evento representa um verdadeiro carnaval fora de época. Grandes grupos de amigos e familiares se reúnem para acompanhar os jogos da seleção, não importa qual seja o dia da semana.

Para o varejo online, as semanas dos jogos serão propícias para explorar estratégias de conteúdo com a temática futebol e para vender mais em dias de fechamento do comércio.

Ação de Graças – 25 de Novembro

Este evento tem sua origem nos EUA, mas se tornou muito popular na Europa e no Brasil nos últimos anos. Especialmente por conta da Black Friday e Cyber ​​Monday, hits entre clientes e varejistas on-line, mas que também está sendo aplicado ao B2B.

Os dados apresentados a cada ano mostram que a Black Friday e o Cyber ​​Monday têm sido responsáveis pelo aumento de receita de muitas empresas do mercado. A cada ano a expectativa por essa data se torna maior e no calendário 2022 não será diferente.

Black Friday – 25 de Novembro

A Black Friday ocorre sempre na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. No calendário 2022, essas datas coincidirão.  Trata-se de uma data muito esperada pelo comércio eletrônico, tendo em vista que são realizadas muitas promoções e os clientes guardam dinheiro para comprar mais nesse período.

Investir nessa data é importante, inclusive sendo necessário reforçar o estoque do seu e-commerce. A Black Friday marca o início das vendas de fim de ano, tendo em vista que as pessoas podem antecipar as compras natalinas

É uma boa ideia postergar a data, criando uma Black Week ou Black November, com uma semana ou todo o mês de novembro dedicado para promoções aos consumidores.

Dia de Natal – 25 de Dezembro

O Natal é provavelmente o feriado mais conhecido do ano. Em 25 de dezembro de cada ano, pessoas de todo o mundo comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Mas também é um dia cheio de presentes, reuniões familiares, decoração de árvores e refeições especiais.

Portanto, Natal é uma data comemorativa de destaque em seu calendário 2022. O que implica em ter uma estrutura de e-commerce pronta para um pico muito grande de acessos e transações.

O recomendado é que você inicie as promoções de Natal no início do mês de dezembro, assim que se encerrarem as campanhas da Black Friday.

O que você deve oferecer em seu calendário 2022?

Quando estiver pronto para as suas campanhas, é hora de pensar no que você oferecerá a seus clientes nas datas comemorativas e feriados.

Há pelo menos seis requisitos que seu comércio eletrônico deve cumprir no calendário 2022. Confira quais são elas nos tópicos a seguir.

Descontos

Datas comemorativas são todas sobre descontos. Em dias como Black Friday e Cyber ​​Monday, as pessoas esperam gastar dinheiro e aproveitar boas pechinchas.

É por isso que você deve fazer o possível para oferecer a seus clientes em potencial melhores ofertas que seus concorrentes – isso significa preços mais baixos e seleção cuidadosa de produtos com desconto.

Pacotes

Algo ainda melhor do que um produto com desconto são dois produtos mesclados por um preço promocional.

Essa estratégia pode estar implícita em qualquer nicho ou setor: você só precisa pensar em dois produtos que seus clientes gostariam de usar juntos.

Envio gratuito

Os clientes têm ainda menos chances de pagar pelo transporte durante as datas comemorativas. Além disso, eles não querem gastar tempo extra para descobrir se precisam pagar mais pela entrega. Portanto, é uma boa ideia deixar isso bem claro em seu site.

Inclua o seu “Sinal de frete grátis” em destaque, use fontes grandes e deixe-o se destacar para que todos possam vê-lo imediatamente.

O mercado B2B pronto para o calendário 2022

Preparar-se para as datas comemorativas é um desafio para qualquer loja online. Ele vem com muito estresse e trabalho duro, mas vale a pena. Lembre-se que durante esses períodos, você pode fazer mais vendas do que no resto do ano.

Para tirar o máximo proveito da temporada do seu calendário 2022, você precisa planejar e executar as campanhas com perfeição. Reserve um tempo para entender o que os clientes realmente desejam comprar online e oferecer o melhor negócio possível. É assim que você ganhará dinheiro online e vai faturar cada vez mais.

Agora que está bem informado sobre as principais datas do calendário 2022, que tal saber quais as principais tendências de comportamento do consumidor? Leia o nosso artigo e saiba como!

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