Quando falamos em marketing para e-commerce, algo que jamais deve ser negligenciado são os anúncios online. Afinal, a internet é o principal local em que você poderá captar clientes para o seu negócio.

É por isso que o gestor de marketing ou proprietário de e-commerce precisa saber como fazer esse tipo de anúncio. As técnicas são úteis no dia a dia e, também, em épocas específicas, em que é preciso intensificar a divulgação, como na Black Friday.
 

Para ajudá-lo nesse momento, desenvolvemos este artigo. Siga a leitura e saiba mais sobre como fazer anúncios online e ter sucesso nesse segmento.
 

Como fazer anúncios online em diferentes plataformas

Os anúncios online existem em diversas modalidades. A seguir, apresentaremos um guia sobre como anunciar nas principais delas: Google, Facebook e Instagram. Acompanhe!
 

Anúncios online no Google

Os anúncios no Google são bem relevantes, tendo em vista que as pessoas geralmente fazem pesquisas nos buscadores antes de efetuar compras, ou até mesmo quando elas ainda nem sabem que desejam comprar algo.
 

Basicamente, existem quatro maneiras para fazer anúncios no Google. Falaremos brevemente sobre cada uma delas!
 

Marketing de conteúdo e estratégias de SEO

De acordo com a pesquisa Content Trends, 86,7% dos usuários de internet encontram respostas e informações para questionamentos na busca orgânica do Google.
 

Assim sendo, uma boa maneira de fazer anúncios online, sem ter que gastar muito com isso, é usando o marketing de conteúdo e estratégias de SEO.
 

O marketing de conteúdo é uma estratégia em que as empresas desenvolvem materiais úteis em seus canais digitais, como site e blog. Estrategicamente, os conteúdos são trabalhados com técnicas de SEO, que fazem com que eles sejam encontrados mais facilmente em buscas no Google.
 

É indicado, por exemplo, definir uma palavra-chave para ser trabalhada no conteúdo. Dessa forma, quando as pessoas fizerem pesquisas pelo termo, elas encontrarão o seu site ou blog e, dessa forma, podem iniciar uma jornada em um funil de vendas e se tornar clientes do seu negócio.
 

Para desenvolver as estratégias de marketing de conteúdo com mais eficácia, convém analisar indicadores disponíveis no Google Analytics. Daí a importância de ter uma plataforma de e-commerce como a LifeApps, que oferece integração com essa ferramenta.
 

Google Adwords

Também é possível fazer anúncios online no maior site de buscas do mundo, por meio de uma ferramenta conhecida como Google Adwords.
 

Nesse caso, é interessante pensar em palavras-chave com um bom volume de busca e concorrência, para que você possa pagar para mostrar anúncios do seu e-commerce quando as pessoas buscarem por esse termo.
 

Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce de atacado distribuidor na cidade de São Paulo. Dessa forma, percebeu que uma boa palavra-chave para ser comprada é “atacado na cidade de São Paulo”.
 

Por meio do Google Adwords, você pode pagar para que as pessoas que fazem pesquisas por essa palavra-chave recebam anúncios do seu site.
 

Assim como o Analytics, a LifeApps também tem integração com o Google Adwords, o que facilita muito o trabalho para a gestão de anúncios online do seu e-commerce.
 

Também é interessante trabalhar estratégias de remarketing no Google Adwords. Nesse caso, você pode configurar a plataforma para que os anúncios sejam mostrados mais de uma vez para os usuários.
 

Isso é interessante, tendo em vista que nem sempre as pessoas fazem compras logo no primeiro contato que têm com a marca. Ao serem impactadas novamente com o anúncio, as chances de emplacar uma venda aumentam.
 

Google Meu Negócio

Outra maneira interessante de fazer anúncios online é por meio do Google Meu Negócio. Nesse caso, conta-se ainda com a vantagem de o serviço ser gratuito.
 

A ideia é que você crie uma página para a sua empresa no Google Meu Negócio, mostrando para os usuários qual é o seu horário de funcionamento, canais de contato, entre outras informações úteis.
 

Além disso, é criada uma localização para a empresa no Google Mapas, sendo possível que os usuários deixem opiniões e deem notas sobre o seu negócio.
 

Anúncios online no Facebook

Além do Google, também é interessante fazer anúncios no Facebook, tendo em vista que essa é a rede social mais usada em todo o mundo. Veja, a seguir, um passo a passo sobre como fazer isso!
 

Defina os seus objetivos e as personas

Antes de qualquer coisa, é importante que você dedique um tempo de pesquisa e planejamento para a sua campanha. Você precisa definir objetivos a serem cumpridos pelos anúncios online que está criando.
 

Também é bem importante definir as personas, ou seja, os potenciais compradores do seu negócio. Isso é necessário porque, nessa estratégia de marketing digital, se trabalha com segmentação.
 

O Facebook mostrará os anúncios da sua empresa para um grupo de usuários, conforme definições que você fará, como gênero, faixa etária, localização geográfica etc.
 

Crie uma página de negócios no Facebook

Caso a sua empresa ainda não tenha uma página de negócios no Facebook, é importante que você crie uma. Isso porque, em uma conta de pessoa física, é impossível criar anúncios online.
 

Com a fanpage para negócios, você terá acesso a uma ferramenta chamada “Gerenciador de anúncios do Facebook”. É nela que você poderá criar os seus anúncios online.
 

Escolha o seu objetivo

Agora, é preciso informar, na plataforma, o objetivo da sua campanha. O Facebook oferece três opções de anúncios: reconhecimento, consideração e conversão. A escolha deve ser feita de acordo com a etapa do funil de vendas que você estima que os clientes estejam.
 

Configure o seu anúncio

Nessa etapa, você precisa definir para onde as pessoas serão direcionadas ao clicarem no seu anúncio. Pode ser diretamente para o e-commerce, para uma landing page em que será feito o download de um e-book, para um link de conversa no WhatsApp etc.
 

Defina a sua audiência

Com o anúncio configurado, você precisa definir a sua audiência. Nessa etapa, é preciso criar um público na plataforma.
 

É aqui que você faz a classificação por faixa etária, gênero, perfis, gostos etc. Quanto mais você definir um nicho, melhor, pois o seu anúncio online será mostrado para pessoas que realmente podem fechar negócio com você.
 

Escolha onde veicular o anúncio

Agora, você precisa escolher o local em que o seu anúncio será veiculado, ou seja, em que parte do Facebook ele será mostrado.
 

Você pode solicitar que a publicidade online seja mostrada no feed dos usuários, no espaço para stories, na barra lateral (no caso de o usuário usar o desktop e não o celular), entre outras posições.
 

Defina o orçamento e a programação

Esse é um dos pontos mais importantes para fazer propaganda online no Facebook. É preciso definir o orçamento da campanha, ou seja, o quanto a sua empresa gastará para veicular o anúncio.
 

O primeiro passo é definir um evento para otimizar o anúncio. O Facebook possibilita que você escolha entre quatro opções:

  • Visualização de página de destino: nesse caso, ao clicarem no anúncio, as pessoas serão direcionadas para uma página previamente escolhida por você;

  • Cliques no link: aqui, o anúncio é mostrado para usuários com mais chances de clicar em um link presente no anúncio;

  • Impressões: nessa situação, o anúncio tem o objetivo de ser mostrado para o maior número possível de pessoas;

  • Alcance único diário: nessa modalidade, o anúncio é mostrado apenas uma vez por dia para cada usuário.
     

Depois disso definido, é preciso fazer a programação do seu anúncio. É preciso definir, portanto, por quanto tempo a publicidade online será mostrada.
 

O valor que será pago varia, de acordo com a quantidade de tempo que a publicidade será mostrada e o número de pessoas alcançadas. Na prática, quanto mais você paga, mais usuários receberão o anúncio.
 

Personalize o anúncio

Com tudo configurado, vem a parte mais simples da propaganda online no Facebook. Agora, é necessário criar o anúncio propriamente dito, cadastrando as imagens, textos e títulos que serão mostrados.
 

Você precisa ser bem criativo, para que o anúncio seja impactante e realmente chame a atenção dos usuários, de forma que eles cliquem e possam comprar de você, posteriormente.
 

Nesse sentido, também é importante lembrar que existem diferentes tipos de anúncios no Facebook. De acordo com a plataforma, são 11 formatos que podem ser trabalhados. Tratam-se dos seguintes:

  • Vídeo: anúncios no formato de vídeo, com som e imagem;

  • Imagem: anúncios mais simples, com formato de imagem estática;

  • Coleção: conjunto de imagens que formam um catálogo, como uma lista de produtos de uma loja;

  • Carrossel: até 10 imagens ou vídeos rotativos, que podem direcionar cada um para um link específico;

  • Apresentação multimídia: anúncios com imagens, vídeos e áudios, que contam uma história;

  • Experiência instantânea: anúncio que oferece uma experiência diferenciada para quem está acessado no mobile ou em modo de tela cheia;

  • Geração de cadastro: faz a coleta de dados de pessoas interessadas em comprar do seu negócio, para posterior contato;

  • Ofertas: são descontos que podem ser compartilhados com os usuários;

  • Envolvimento com a publicação: possibilita impulsionar o post para gerar mais curtidas, compartilhamentos ou comentários;

  • Participações no evento: faz com que sejam promovidos eventos e atraídos participantes para um evento;

  • Curtidas na página: possibilita que os usuários curtam a sua página.
     

Anúncios online no Instagram

Os anúncios online no Instagram são feitos pela mesma plataforma do Facebook, o “Gerenciador de anúncios”. 
 

O passo a passo é exatamente o mesmo descrito para publicar no Facebook. Porém, quando for escolher o local em que o anúncio será veiculado, você deve escolher o Instagram.
 

Antes disso, é necessário vincular a sua conta no Instagram com a página da sua empresa no Facebook. 
 

Essas são as maneiras que você tem para criar anúncios online nas principais plataformas contemporâneas. Coloque tudo em prática e conquiste bons resultados de marketing digital para o seu negócio.
 

Continue com a gente e leia o nosso artigo com o calendário de 2021 e as principais oportunidades para e-commerce que você pode ter.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *