Como escolher o melhor aplicativo de vendas?

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Visão superior de uma mesa com vários papéis de negócios, canetas, xícaras de café e em volta, várias pessoas sentadas

O aplicativo de vendas é uma tendência que tem ganhado cada vez mais força nos empreendimentos. Sendo um recurso fundamental para dar mais autonomia e praticidade à rotina laboral. Sobretudo, porque a tecnologia mobile aplicada nos processos comerciais das empresas, apresenta uma série de vantagens, como, por exemplo:

  • Fácil acesso ao sistema da empresa;
  • Melhor controle das etapas do processo de vendas;
  • Comunicação direta com a equipe de vendas.

Com isso, os negócios podem atender melhor o ritmo que o mercado propõe atualmente. Ou seja, rapidez para executar atividades, eficiência na gestão, prontidão para responder eventuais dúvidas ou problemas com clientes e apresentar diferenciais competitivos frente à concorrência, por exemplo.

Além disso, o aplicativo de vendas esconde um grande potencial que virá à tona progressivamente, pois o mercado de tecnologia mobile não tem parado de crescer nos últimos anos. Então, funcionalidades ainda melhores vão surgir daqui algum tempo nessa solução.

Porém, há muitos empreendedores que desconhecem o funcionamento do aplicativo de vendas. Assim como, a importância da solução aos resultados da empresa e para levá-lo a ocupar um lugar de destaque em seu campo de atuação.

Por isso, vamos te explicar tudo sobre o aplicativo de vendas. Inclusive, dando dicas essenciais para ajudá-lo a escolher a melhor solução para o seu empreendimento. Acompanhe!

Entenda a importância do aplicativo de vendas

De acordo com Zig Ziglar, escritor, vendedor e orador motivacional americano, se as pessoas gostarem de você, elas te escutarão. Agora, se elas confiarem em você, farão negócios com você.

Nesse sentido, toda ação de marketing e vendas de um empreendimento precisa ter como premissa o estabelecimento de uma relação de confiança com o público. Caso contrário, dificilmente você alcançará resultados expressivos.

Imagine o seguinte cenário: você quer comprar uma camisa para ir a um evento importante que está se aproximando em um marketplace. Só que, há duas lojas oferecendo as mesmas opções, cores e tamanhos.

A princípio, provavelmente você ficaria um pouco indeciso, mas então iria decidir analisar quais diferenciais competitivos cada lojista apresenta. Certamente, o produto escolhido seria o que passasse mais confiança. Seja por feedbacks de outros consumidores, rapidez na entrega ou experiência no atendimento, por exemplo.

Perceba que, o fator confiança foi o mais determinante para o fechamento de venda. Então, quanto mais argumentos você dá para o potencial cliente confiar na marca, produto ou serviço, mais chances terá de vender em grande escala.

Para isso, porém, é necessário que cada aspecto da empresa funcione devidamente bem. Ou seja, com uma dinâmica eficiente e ágil. Uma vez que, a percepção que o público tem sobre o negócio é o reflexo da maneira que seus processos interiores são feitos.

Neste contexto, o aplicativo de vendas aparece como um grande aliado para otimizar tarefas de gestão empresarial. Isso porque, os benefícios da solução contribuem para que a estratégia do negócio seja ainda mais funcional.

Como funciona um aplicativo de vendas?

Aplicativo de vendas nada mais é do que um sistema com diversas funcionalidades que descomplicam os processos relacionados às ações comerciais de um negócio.

A principal característica da solução é sua fácil acessibilidade, porque pode ser instalada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No entanto, os demais recursos variam de acordo com os desenvolvedores do aplicativo.

Por exemplo, os empreendedores podem ter mais controle e praticidade na execução de tarefas comerciais rotineiras. Eles podem fechar vendas instantaneamente em qualquer hora e lugar ou verificar informações relevantes, acessando o sistema da empresa na palma das suas mãos. Isso porque, tudo está unificado em um só lugar.

Além disso, é possível gerenciar o estoque, um dos processos mais desafiadores dos negócios, facilmente. Com poucos cliques, você pode dar baixa no sistema da empresa, indicando que determinado item foi vendido. Assim, evita surpresas desagradáveis, como vender um produto que não está disponível.

O ponto é: o aplicativo de vendas é uma solução extremamente vantajosa não só aos processos da sua empresa, mas também aos seus resultados. Sendo uma ótima maneira para colocá-la no ritmo que o mercado requer.

Por que utilizar um aplicativo próprio?

A propósito, preparamos um raio x sobre os principais benefícios de contar com o aplicativo de vendas na sua empresa. Para que, reconhecendo completamente o potencial da solução, você não tenha dúvida alguma para contratá-la. Veja abaixo!

Gestão

Com o aplicativo de vendas, você consegue gerenciar com mais autonomia e praticidade cada etapa do fechamento de uma venda. Desde o momento da negociação, até a entrega do produto. Tudo isso em tempo real pelo dispositivo móvel.

Caso aconteça de, por exemplo, um integrante da equipe de vendas precisar consultar a possibilidade de desconto de determinado item ou condições de pagamento, poderá fazê-lo rapidamente por meio da solução.

E o melhor: soluções como essa ainda permitem você fechar uma venda mesmo estando offline. É claro que, o sistema não vai contabilizar o item vendido enquanto você não restabelecer a conexão via Wi-fi ou dados móveis. Contudo, essa funcionalidade pode ser essencial em locais onde você não tem acesso à internet.

Acompanhamento da persona

Quem é vendedor sabe da importância do acompanhamento constante da persona da empresa, isto é, o cliente mais ideal da empresa, considerando sua identidade, propósito e soluções.

Nesse sentido, o aplicativo de vendas também apresenta vantagens, porque os integrantes da equipe comercial da empresa podem acessar informações atualizadas sobre a persona no momento em que precisarem.

Isso porque, é possível montar uma base de dados dentro do aplicativo de vendas, atualizando-o toda vez que algum novo comportamento de compra da persona do empreendimento for identificado.

Assim, na prospecção de clientes, por exemplo, o vendedor pode ser mais preciso na abordagem, embasando sua comunicação nas informações reunidas.

Retenção de clientes

O aplicativo de vendas ainda é importante na retenção de clientes. Por causa da base de dados cada vez mais robusta dentro do aplicativo de vendas, por exemplo, o negócio fica mais propenso a fidelizar os clientes.

Dessa forma, a comunicação da equipe de vendas passa a ser mais assertiva, o que se reflete em abordagens mais humanizadas e respostas mais agradáveis com o público.

Aliás, toda melhora no processo de vendas proveniente desta solução acaba impactando na retenção de clientes. Porque? Simples: um negócio funcionando adequadamente proporciona uma melhor experiência de compra. Algo indispensável quando o assunto é fidelização.

Integração

A vantagem de usar o aplicativo de vendas também é poder integrá-lo aos demais sistemas da sua empresa. Por exemplo, caso seu estoque seja vinculado a algum software, é possível conectá-los e unificar ambas soluções.

Do mesmo modo, ERP (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), CRM (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) e Intranet (rede de computadores privada) podem ser completamente interligados com o aplicativo de vendas.

Isso otimiza consideravelmente o processo operacional da empresa, porque deixando tudo em um só lugar todos da equipe acessam os mais variados dados importantes de serem observados no cotidiano.

Diferencial competitivo

De fato, o mundo dos negócios sofreu uma verdadeira revolução nos últimos anos. Principalmente, após a transformação digital ocasionada pela pandemia da Covid-19.

Ainda assim, existem muitas empresas receosas em apostar em soluções modernas, como a tecnologia mobile. Desse modo, o aplicativo de vendas pode ser um ótimo diferencial competitivo para o seu negócio.

E, dependendo da solução que você escolher, o aplicativo por si só também pode fazê-lo se destacar entre os concorrentes. Isso porque, uns apresentam mais funcionalidades do que os outros. Assim como, qualidade e segurança.

5 dicas para escolher o melhor aplicativo de vendas?

Dito isso, como escolher o melhor aplicativo de vendas? O que deve ser avaliado para que você sintetize todo o potencial da tecnologia mobile nos resultados da sua empresa? Logo abaixo, destacamos algumas dicas importantes para ajudá-lo nessa decisão. Confira!

1. Comunicação

Um bom aplicativo de vendas deve ter funcionalidades que facilitem a comunicação entre a equipe. É claro que, o fato das informações mais importantes da empresa estarem reunidas ali já ajuda bastante nesse aspecto. No entanto, um canal de comunicação direto dentro do aplicativo de vendas faz toda a diferença.

Por exemplo, no surgimento de novas demandas ou problemas urgentes a serem resolvidos, você só precisaria enviar uma mensagem pelo aplicativo de vendas para um colaborador específico ou equipe responsável por determinada área.

Tal recurso facilitaria não só a comunicação necessária de ser feita na rotina comercial pelos gestores, mas também a resposta dos colaboradores. Isso porque, quando alguma notificação de mensagem surgisse no aplicativo de vendas, ele já saberia da importância da tarefa em questão ser executada o quanto antes.

2. Organização

O que também não pode faltar de maneira alguma num bom aplicativo de vendas é a organização. O layout, por exemplo, deve ser bem elaborado, além de responsivo, isto é, com alto índice de velocidade no carregamento de cada funcionalidade da solução.

Também é interessante que o aplicativo de vendas disponibilize recursos para a equipe da empresa organizar-se melhor, como, por exemplo, o agendamento de tarefas.

É comum que, executando várias atividades, você esqueça de uma ou outra tarefa que precisa ser realizada. Para não perder o prazo de fazê-las, o ideal é você poder registrar no aplicativo de vendas, por exemplo.

3. Segurança

Um aplicativo de vendas também precisa ser seguro. Sobretudo, apresentando invulnerabilidade contra ataques de cibercriminosos. Uma vez que, dados importantíssimos da sua empresa vão estar alocados na plataforma e o número de golpes virtuais aumentou juntamente com a transformação digital.

4. Simplicidade

Por mais que o aplicativo de vendas possa ter funcionalidades um pouco mais complexas, no geral, a solução deve prezar pela simplicidade. De modo algum, o usuário do aplicativo pode ficar refém de um processo, por exemplo, porque a essência da solução é justamente ajudá-lo a ter mais controle sobre suas atividades.

5. Produtividade

No aspecto de produtividade, é essencial que um aplicativo de vendas ofereça um fácil acesso às informações. De modo que, em poucos cliques, o usuário pode consultar dados, como:

  • Número de vendas;
  • Informações sobre a persona;
  • Históricos de follow ups.

A análise de dados é indispensável na rotina comercial. Uma vez que, baseando-se no que já foi feito é que os erros são evitados. Então, para ter um fluxo mais inteligente nas atividades, informações relacionadas à venda precisam ser fornecidas com praticidade no aplicativo.

Venda+: potencialize os resultados do seu negócio com a LifeApps!

Por fim, entendendo a importância, funcionamento, vantagens e ainda como escolher o melhor aplicativo de vendas, não há porquê você não contar com essa solução na sua empresa, não é?

Ao contrário do que muitos pensam, investir na tecnologia mobile não é apostar em uma modernidade recente. Soluções como essa já se consolidaram no mercado e tem tudo para continuar crescendo cada vez mais.

Nesse sentido, para potencializar os resultados do seu negócio, conheça o Venda+, isto é, o aplicativo de vendas da LifeApps. Trata-se de uma solução feita para o representante comercial atuar também nas vendas do e-commerce.

De modo que, uma integração entre os canais de venda online e externo aconteça, estabelecendo uma experiência omnichannel no relacionamento do vendedor com o cliente.

A solução está disponível tanto para Android como para iOS, juntando a facilidade da venda pela internet, a habilidade de atendimento personalizado da sua equipe e todos os benefícios da tecnologia mobile. Converse com um de nossos especialistas e saiba mais!

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