Conheça os principais tipos de campanha para e-commerce e saiba como fazer uma

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várias pessoas em volta de uma mesa de reuniões, mexendo em notebook e celulares

A campanha para e-commerce é uma oportunidade de alavancar as vendas de seu negócio. A partir dessa estratégia, os gestores podem promover um produto específico, criar um apelo voltado a uma data comemorativa, oferecer descontos especiais para determinada categoria de produtos, entre outras abordagens.

A seguir, explicaremos quais etapas devem ser planejadas para a execução desse tipo de ação, além de trazer alguns exemplos de campanhas. Acompanhe.

Qual a importância das campanhas para e-commerce?

A campanha para e-commerce é feita para aumentar o seu alcance e, consequentemente, o volume de vendas. No varejo online, essa estratégia é essencial para captar os clientes mais propensos a efetuar uma compra e a manter um relacionamento de longo prazo com seu negócio.

Esse trabalho também é fundamental para a fidelização. Com o auxílio de abordagens na área de marketing digital, as campanhas podem ser formuladas com o propósito de qualificar as interações com o público.

No entanto, vale o alerta: é comum que alguns mergulhem nas campanhas, mas não alcancem os resultados desejados. Isso ocorre em função de imperícias por parte dos gestores e falta de compreensão das melhores estratégias voltadas para o negócio.

Saiba mais quais são os principais tipos de campanha para e-commerce e como elas podem ser estruturadas.

8 tipos de campanhas para e-commerce

Como vimos, são muitas as abordagens possíveis para quem deseja estruturar uma campanha para e-commerce, dentre elas:

1. E-mail marketing

O e-mail marketing é um tipo de campanha amplamente utilizada no varejo online. Afinal, é um canal que pode ser amplamente explorado por quem deseja manter um relacionamento qualificado com sua audiência. E ainda que muitos especialistas em e-commerce venham apontando para o esgotamento dessa estratégia, o e-mail continua sendo relevante para as vendas no ambiente online.

Para citarmos alguns exemplos de abordagem utilizada com este canal, podemos falar do funcionamento das campanhas de e-mail marketing. A partir de uma base de leads atualizada, seu time de marketing pode direcionar conteúdos específicos para diferentes segmentos de audiência, definidos a partir de sua propensão a realizar uma compra. Assim, é possível criar uma comunicação altamente personalizada e capaz de captar a atenção dos consumidores.

Outra abordagem é o direcionamento de mensagens em função de carrinho abandonado. Nesse caso, estamos falando de uma espécie de lembrete enviado para aquelas pessoas que navegaram por seu e-commerce, selecionaram determinado produto, mas não efetivaram a compra. Com uma campanha ativa para esse público, você pode tentar aumentar o percentual de conversões em seu negócio.

2. Anúncio (Google Ads/Facebook Ads)

As campanhas de anúncio do Google Ads e Facebook Ads também têm muito a oferecer a seu e-commerce. No caso do Google Ads, especificamente, trata-se da maior plataforma de anúncios de toda a web, sendo ela responsável por mais da metade do tráfego de todos os sites brasileiros.

A criação das campanhas envolve etapas e ações essenciais para que tudo ocorra conforme o esperado. Nesse sentido, os principais pontos de atenção são:

  • Análise da concorrência.
  • Definição das palavras-chave.
  • Planejamento do orçamento.
  • Escolha da segmentação.
  • Definição de estratégias.

3. Promoção

As promoções são outra forma de realizar campanha para e-commerce. O mais comum é criar um apelo para um produto específico ou data marcante para o varejo online, como o Natal e a Black Friday.

Pensando nisso, tente estabelecer condições verdadeiramente vantajosas ao consumidor. Afinal, com a internet, é cada vez mais comum a realização de uma busca ativa por melhores preços, ficando mais difícil ludibriar o público.

4. Desconto progressivo

A oferta de descontos progressivos nas campanhas para e-commerce também é amplamente empregada. Como o próprio nome sugere, a loja deve aplicar descontos cada vez mais competitivos a partir da compra de determinado produto.

No caso de itens de vestuário, por exemplo, a cada peça adquirida o consumidor pode obter mais 5% de desconto sobre o valor total da compra. Isso, é claro, desde que observado um teto, como de 20% ou 30%.

Nesse caso, a loja tende a ganhar um percentual baixo de lucro sobre os itens vendidos, mas pode utilizar dessa estratégia para rotacionar o seu estoque e, com isso, obter um capital para novas aquisições.

5. Frete grátis

Grande parte dos gestores de e-commerce prefere embutir o custo do frete no preço final dos produtos comercializados. Dessa forma, o consumidor sabe exatamente quanto vai pagar pelos itens adquiridos, antes mesmo de chegar no formulário de pagamento.

Caso essa não seja a abordagem utilizada em seu negócio, a oferta de frete grátis pode ser o chamariz de uma campanha. Para tanto, é interessante definir por qual período essa condição é válida, de modo a despertar um gatilho de escassez junto ao seu público.

6. Comprou, ganhou

O “comprou, ganhou” é outra estratégia amplamente conhecida no varejo online. As ofertas estruturadas a partir dessa perspectiva disponibilizam para o consumidor um produto complementar ao adquirido de forma gratuita.

Como exemplo, podemos citar as lojas de eletroeletrônicos que oferecem um fone grátis para quem compra um smartphone. Ou, ainda, mouse e teclado para quem adquire um notebook.

7. Pague menos, leve mais

O “pague menos, leve mais” se assemelha à oferta de descontos progressivos. Nesse caso, temos uma configuração na qual o consumidor adquire um número pré-estabelecido de produtos para desfrutar da vantagem de levar outro inteiramente grátis. Estamos falando do famoso “leve 5, pague 4” ou “leve 10, pague 8”.

Para esse tipo de promoção, é interessante destacar qual é o novo preço final do produto para quem opta pela oferta. Dessa forma, a vantagem financeira fica evidente, instigando o cliente a comprar mais.

8. Brindes

Por último, não poderíamos deixar de falar dos brindes. No âmbito das campanhas para e-commerce, eles servem para premiar o consumidor fidelizado, que compra de forma recorrente de seu negócio.

Pensando nisso, vale apostar em itens personalizados com a identidade de sua loja, como ecobags, garrafinhas, adesivos e canecas.

Como fazer uma campanha para e-commerce?

Vejamos, então, como estruturar uma campanha para e-commerce.

Tenha as personas em mente

Uma campanha para e-commerce precisa do direcionamento certo para obter êxito. Nesse sentido, a principal recomendação é estabelecer um público-alvo para a ação. Para tanto, é interessante pensar em um segmento do público para pautar sua comunicação.

Estabeleça qual a sua idade, interesses, histórico de compras, dores, entre outras características capazes de compor uma persona. Feito isso, toda a ação deve ser pensada para atender a este perfil.

Utilize métricas de desempenho

A mensuração de resultados é parte fundamental de qualquer estratégia. Afinal, o desempenho de sua campanha pode ser traduzido em novas oportunidades para a sua marca junto ao ecossistema varejista.

Pensando nisso, é interessante ficar atento às seguintes métricas:

  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC) da campanha.
  • Performance do site ou landing page utilizada.
  • Taxa de conversão.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção às chamadas “métricas de vaidade”. Esse tipo de indicador não é o mais eficiente para a tomada de decisões, já que não necessariamente reflete a performance de vendas. São eles:

  • Curtidas.
  • Compartilhamentos.
  • Cliques.
  • Pageviews.
  • Seguidores nas redes sociais.

Crie conexões com sua audiência por toda a jornada

A conexão com o consumidor continua a ser um dos grandes desafios de quem atua no varejo online. Isso porque os usuários apresentam um comportamento cada vez mais complexo para definir suas decisões de compra. Por isso, é importante mapear ações para que a sua marca esteja presente em cada uma das etapas do processo de compra.

É papel do gestor criar meios para o engajamento e tráfego qualificado gerado durante as campanhas. Por isso, é fundamental investir em ações como:

  • Estimular clientes a fornecer avaliações, classificações e reviews dos produtos e experiência de compra.
  • Gerenciar o conteúdo da marca no varejo, desde as informações até os banners de divulgação de mercadorias.
  • Direcionar o tráfego por geolocalização.

Monitore seu estoque

Manter a disponibilidade de estoque é parte integrante do trabalho feito durante a campanha para e-commerce. Quanto a isso, é preciso ter em vista que a falta de itens promocionais cria uma quebra de expectativa muito grande junto ao consumidor, que sempre espera conseguir acionar as condições ofertadas.

A propósito, de nada adianta direcionar um tráfego qualificado para um e-commerce no qual os produtos estão esgotados. É uma perda de esforços e investimentos financeiros.

Contudo, o uso da tecnologia permite que o seu direcionamento de tráfego esteja adequado ao volume de vendas e às expectativas do consumidor. Ferramentas inteligentes podem ocultar automaticamente os encaminhamentos para lojas com estoques esgotados.

Agora que já sabe tudo sobre campanha para e-commerce, convidamos você a conferir mais um conteúdo de nosso blog: 10 dicas para alavancar as vendas no e-commerce.

A campanha para e-commerce cumpre papel fundamental no varejo online. Entenda como funciona.
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