Frete para lojas virtuais: como funciona?

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Caminhão com mercadoria

O frete para lojas virtuais nunca foi tão importante. Os consumidores desejam receber seus pedidos no menor tempo possível – e as empresas vendedoras estão se esforçando para tornar essa experiência cada vez melhor.

Em um mercado tão competitivo, todos os detalhes importam para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Para as empresas que vendem online, o frete engloba vários desses detalhes: custo, velocidade de envio, qualidade da entrega, capacidade de solucionar problemas, entre outros.

Mas como funciona o frete para lojas virtuais e como tirar o máximo desse processo? Confira ao longo deste artigo!

Como funciona o frete para lojas virtuais?

O frete para lojas virtuais representa o processo de entrega dos pedidos aos clientes. Na prática, isso abrange desde o recebimento e processamento de um pedido até a coleta, embalagem e entrega ao consumidor.

Para que o processo de frete para lojas virtuais seja eficiente, é preciso percorrer um processo de várias etapas. Depois que sua empresa receber o pedido, você primeiro verificará se os produtos estão em estoque e, em seguida, verificará o endereço de entrega do cliente e qualquer outra informação pertinente anexada ao pedido. Por fim, os itens serão recolhidos, embalados e preparados para envio.

No momento de executar o frete para lojas virtuais, é preciso ficar atento a alguns fatores importantes:

Definição de estoque

O primeiro ponto determinante no frete para lojas virtuais é garantir que você tenha produtos em estoque para fazer a entrega aos clientes. Caso isso não aconteça, você pode receber pedidos que não tem a capacidade de enviar – causando insatisfação.

Ou seja, um bom frete para lojas virtuais inicia com um bom controle de estoque. Dessa forma, você mantém o nível ideal de estoque dos seus produtos para que possa atender às necessidades dos clientes sem comprometer o seu caixa.

Prazo de entrega

Para o cliente, quanto menor for o prazo de entrega, melhor. Porém, você não pode fazer promessas que não pode cumprir, não é? Portanto, a definição do prazo de entrega deve manter um equilíbrio que funcione para as duas partes.

Valor do frete

Outro ponto que deve estar em equilíbrio é o valor do frete. Para o cliente, o mundo ideal é que todos os pedidos sejam com frete grátis. Porém, você deve considerar os seus custos e avaliar a lucratividade da operação – chegando a um valor coerente para cobrar.

Além disso, é importante considerar que o valor do frete pode (e deve) variar conforme o volume de mercadorias do pedido e a localização do cliente. Afinal, entregar 50 produtos na mesma cidade da sua empresa é muito diferente de enviar 1.000 produtos para o outro lado do país, não é?

Volume de vendas

Uma empresa que atende 100 pedidos por mês possui necessidades diferentes de uma outra empresa que atende 1.000 pedidos por mês, certo? O volume de vendas interfere diretamente no frete para lojas virtuais. Por isso, é importante planejar esse processo com base na realidade do seu negócio.

Opções de embalagem

Antes de enviar seus produtos para seus clientes, você precisa garantir que eles sejam embalados com segurança suficiente para serem transportados. Danos em trânsito são o motivo número um para devoluções e reclamações de clientes, e isso é causado em grande parte por embalagem insuficiente. Como tal, é importante considerar cuidadosamente os tipos de embalagem mais adequados aos seus produtos.

Custos de envio

Talvez uma das partes mais complicadas da construção de sua estratégia de frete para lojas virtuais seja descobrir seus custos de envio. Se você não fizer uma pesquisa adequada, poderá perder dinheiro com o envio. Antes de finalizar seus preços, você deve considerar cada pequena cobrança. Reserve um tempo para mapear todos os custos associados a colocar seu produto nas mãos de seus clientes e, em seguida, calcule de acordo.

Quais são os tipos de frete?

Quando falamos de frete para lojas virtuais, existem diferentes possibilidades que podem ser exploradas. Veja só as principais delas:

Frete grátis

Sem dúvidas, o frete grátis é a opção mais desejada pelos clientes.

Esse tipo de frete não tem muito mistério: o consumidor paga somente o valor dos produtos do pedido. Todos os custos com a entrega das mercadorias fica a encargo da empresa vendedora.

Preço fixo

O frete de preço fixo funciona com a definição de um único valor de frete para a entrega de todos os seus produtos. Ou seja, não importa quais produtos foram comprados ou o volume de mercadorias, o valor do frete sempre será o mesmo.

Por região

O frete por região aplica um custo que varia conforme o local do envio. Nesse caso, os custos costumam ser menores para consumidores localizados próximos da sua empresa, enquanto aumentam conforme as distâncias para entrega se tornam maiores.

Desconto por valor mínimo

O frete com desconto por valor mínimo funciona com a definição de um valor mínimo de compra – oferecendo condições vantajosas para pedidos acima desse valor. Trata-se de uma boa estratégia para incentivar pedidos com ticket médio mais elevado.

Frete personalizado

Por fim, ainda existe a possibilidade do frete personalizado. Essa modalidade permite que o cliente possa escolher a forma mais vantajosa para ele, dentre todas as opções que vimos anteriormente.

Confira também: Frete no e-commerce – Como organizar a logística do seu canal online

3dicas para aplicar a estratégia de frete grátis

Oferecer frete grátis é uma estratégia muito eficaz para gerar mais vendas. Porém, é preciso tomar cuidado para as contas baterem: de nada adianta vender mais produtos mas comprometer a sua margem de lucro, não é?

Portanto, aplicar uma estratégia de frete grátis requer um cuidado especial. Veja só algumas dicas que podem ajudá-lo:

1. Defina a distância e os produtos

O primeiro passo para uma estratégia de frete grátis é definir algumas regras básicas. Em quais regiões é financeiramente viável oferecer frete grátis? E quais produtos permitem que isso seja colocado em prática?

Se você oferecer frete grátis para todo o país, pode ter que enfrentar custos enormes para a entrega em regiões mais distantes. E o mesmo vale para o envio de produtos com grande volume e/ou peso.

2. Conheça o preço por região

Imagine que você tenha uma empresa localizada em São Paulo. Quanto custa enviar um pedido para a região metropolitana de São Paulo? E quanto custa o envio para Rondônia ou para o Rio Grande do Sul?

Conhecer os custos de entrega para cada região do país permite que você tenha uma visão mais clara do impacto financeiro de oferecer frete grátis. Mais do que isso, permite que você calcule com precisão como isso afeta a lucratividade das suas vendas.

3. Defina como o custo será absorvido

Quando você oferece frete grátis, está assumindo todos os custos envolvidos na entrega dos pedidos. Nesse caso, é importante encontrar formas de compensar esse gasto extra.

Para absorver os custos do frete grátis, você pode adotar diferentes estratégias:

  • Aumento do preço. Uma forma de compensar o frete grátis é aumentar o valor dos produtos vendidos. Com isso, você apenas transfere parte dos custos do frete para as mercadorias.
  • Aumento no número de pedidos.Se você conseguir gerar mais pedidos oferecendo frete grátis, pode ser possível recuperar os custos com a receita gerada. Apesar de apresentar uma margem de lucro menor, o volume de vendas compensa os gastos.
  • Redução de custos da operação. Outra forma de absorver os custos do frete grátis é reduzir as despesas em outras áreas da empresa. Assim, você faz uma “troca” de gastos que não afeta o resultado final.
  • Aumento do ticket médio. Uma das maneiras de oferecer a opção de frete grátis é com um valor mínimo de pedido. Com isso, você aumenta o ticket médio e pode compensar os gastos.

Como melhorar o processo de entrega?

Já vimos como funciona o frete para lojas virtuais e algumas estratégias para explorar esse processo de forma vantajosa. Para finalizar, vamos conferir algumas dicas para melhorar o processo de entrega aos seus clientes:

Gerenciamento de rotas

A otimização da rota de envio é importante para garantir a entrega pontual de mercadorias e produtos ao destino. Trata-se de uma forma de reduzir custos e aumentar a eficiência do frete para lojas virtuais.

É importante destacar que a gestão de rotas não significa apenas escolher a menor distância entre o ponto de coleta e o destino, mas também gerenciar os custos do serviço de transporte e tornar as operações de entrega mais eficientes.

Acompanhamento das entregas

Uma outra forma de aumentar a eficiência do frete para lojas virtuais é fazer o rastreamento de pacotes em tempo real. A visibilidade em tempo real torna mais fácil para as empresas identificar desafios e tomar decisões rápidas.

Atendimento ao cliente

O atendimento e suporte ao cliente também deve receber atenção quando falamos do frete para lojas virtuais. A comunicação regular é essencial para garantir que o produto seja entregue no prazo e em boas condições.

Além disso, a comunicação rápida e clara ajuda a construir confiança. A comunicação deve ser transparente com todas as partes envolvidas, incluindo o gerente de entrega e os motoristas.

Opções de entrega

Conforme você atende clientes e constrói relações de confiança, pode notar que as necessidades de entrega podem variar. Alguns consumidores podem precisar de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, enquanto outros não possuem tanta urgência. Portanto, vale a pena considerar oferecer diversas opções de entrega.

Dessa forma, seus clientes podem optar por um serviço de acordo com suas necessidades. Por exemplo, durante as épocas festivas, as empresas podem optar por serviços de entrega prioritária ou opções de entrega expressa.

Você já sabia como funciona o frete para lojas virtuais? Confira também: Pare de perder clientes por falta de controle de frete!

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