Grupo Vieira impulsiona resultados em vendas B2B com e-commerce da LifeApps

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Há mais de 35 anos na cadeia de abastecimento, o Grupo Vieira é composto por empresas com sede em Arapiraca, segunda maior cidade do Estado de Alagoas, e com filiais em Aracaju, capital de Sergipe. A Vieira Distribuidora é a empresa do grupo responsável pela negociação entre outros negócios, ou seja, CNPJs.

 

O comércio de produtos alimentícios em geral é o carro chefe do mix de ambas empresas. E, já de olho nas movimentações do mercado atacadista e distribuidor, o Grupo Vieira optou por investir em uma plataforma de e-commerce, com o objetivo de estar disponível a qualquer momento para o cliente.

 

“A gente sempre viu a necessidade de estar em multicanais para não perder nenhuma oportunidade. E o e-commerce é sem fronteiras, é 24h por dia, os sete dias da semana. Então no momento que o nosso vendedor não conseguir chegar no cliente, ele pode ir lá na nossa plataforma e fazer a compra”, explica Daiana Pereira, Gerente de Marketing do Grupo Vieira.

 

Para implementar esse novo canal, a escolha foi pela LifeApps, empresa especializada em plataformas de e-commerce para atacadistas e distribuidores, e que faz parte do Grupo Máxima. Um dos atributos diferenciais da LifeApps é o fato de a empresa realizar uma integração direta com o WinThor, ERP utilizado pelo Grupo Vieira.

 

E-commerce na cadeia de abastecimento

 

O conglomerado investiu em uma solução de e-commerce voltada para o segmento de distribuição, trabalhando com uma plataforma de negociação em business to business (B2B), ou seja, comércio realizado entre empresas. O projeto foi implementado em dezembro de 2019 e desde então a empresa apresentou um crescimento em 250% no faturamento do e-commerce.

 

Inicialmente, os RCAs apresentaram resistência à plataforma. Mas a ideia de que o e-commerce é um concorrente foi rompida com ações voltadas para mudanças na cultura organizacional. “Às vezes, o time de vendas tem medo de promover a plataforma achando que vai perder o emprego, quando na verdade é uma realidade totalmente diferente. Ele tem ali uma oportunidade de atingir mais pontos de venda”, explica Daiana.

 

Para mudar a mentalidade dos vendedores e promover maior aceitação no e-commerce, o Grupo Vieira destina comissões a esses colaboradores também nas compras que os clientes fazem de maneira online. Outra forma de trabalhar isso com o time de representantes é através da transparência com os resultados, ao mostrar o crescimento do negócio, que conseguiu aumentar cerca de 200% o número de pedidos emitidos desde 2020.

 

Os dados concretos mostram como a plataforma pode ser benéfica justamente por permitir alcançar novos clientes que, às vezes, o RCA não conseguiria atender pessoalmente. O canal de venda online não veio para tirar a função dos vendedores, mas sim para auxiliar na rotina e permitir o crescimento da empresa. Isso vem se refletindo na empresa: atualmente o e-commerce representa 3% das vendas totais do Grupo Vieira.

 

Em mais de um ano de uso da plataforma de e-commerce B2B, o Grupo já consegue notar mudanças tanto no time de vendas quanto nos consumidores. Existem casos de clientes que buscam pela plataforma online por conta própria e já têm o costume de realizar suas compras por este canal.

 

Com isso, o Grupo Vieira obteve um aumento de 20% nos cadastros dentro da plataforma e de 250% na positivação de clientes somente na parte de distribuição. Os clientes têm aderido cada vez mais essa modalidade e mais de 50% dos consumidores voltam a fazer pedidos na plataforma.

 

A LifeApps acredita que é essencial estar à frente das mudanças da cadeia de abastecimento, com funcionalidades e ferramentas que permitam avançar a operação. “O e-commerce envolve muito mais do que permitir vendas online. É necessário proporcionar análise de dados e até mesmo possibilitar negociações através desse canal”, explica o CEO da LifeApps, Rafael Martins.

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