Imagem de uma tela de tablet com um dedo apontando para os produtos mostrados nele

A pandemia mudou os hábitos de compra das pessoas. Com a quarentena, que foi imposta para evitar a propagação do novo coronavírus, as pessoas foram obrigadas a mudar suas rotinas e adquiriram novos hábitos, como fazer compras em supermercado online.

Tendo em vista essa mudança de comportamento, muitos empreendedores adaptaram seus negócios para atender à essa necessidade e descobriram no supermercado online um negócio lucrativo.

Porém, isso não quer dizer que ter um supermercado online dispensa um bom planejamento para dar certo e para realmente se tornar uma empresa eficiente – com bons potenciais de ganhos para os proprietários.

A seguir, entenda como está o e-commerce depois destes dois anos e como é possível faturar com um supermercado online. 

O crescimento do e-commerce durante a pandemia

Apenas durante o mês de maio de 2020, o comércio eletrônico mundial teve um aumento de 81% nas vendas, de acordo com uma pesquisa realizada pela ACI Worldwide. Não se pode negar que esse número foi bastante significativo, e que as empresas que já estavam preparadas para vender digitalmente conseguiram tirar mais proveito desse cenário.

Falando especificamente sobre supermercado online, vimos um número ainda mais expressivo. Segundo a Associação Paulista de Supermercados, as vendas nesse setor tiveram uma alta de 107%, apenas em março do mesmo ano.

Outro dado interessante, revelado por um estudo feito pela Corebiz, mostra que a venda de alimentos em e-commerces, especificamente em supermercados online e restaurantes, cresceu 330% durante o mês de março de 2020. 

Isso reforçou que realmente houve uma mudança de comportamento nos hábitos de consumo das pessoas.

Em 2021 ,o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de mais de R$161 bilhões, ou seja, 26,9% em relação ao ano anterior.

E esse crescimento continua até hoje. Um estudo da Grand View Research prevê que o mercado global de e-commerce B2B (business to business) tenha um crescimento anual de 19,7%, de 2022 a 2030. Em 2021, ainda segundo a pesquisa, este mercado atingiu o valor de USD 6,883.47 bilhões no mundo.

Como comer é uma necessidade de todos, logo, a procura por compras online no setor alimentício realmente cresceu. O que começou impulsionado pelo fato de os supermercados físicos serem locais com uma grande circulação de pessoas, se tornou um hábito mesmo com o fim da pandemia.

O site E-Commerce Brasil divulgou dados de um levantamento que apontam para um aumento de 20,56% nas vendas do e-commerce brasileiro em janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado, e o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou um aumento de 3,9%.

Um mercado que tem um estabelecimento físico e já atendia às demandas online, por meio de aplicativos ou site, teve mais facilidade em atrair clientes para compras digitais, expandindo a atuação

Os estabelecimentos tradicionais, que não vendiam online, correram atrás desse prejuízo com o investimento em plataformas para atender aos consumidores que até hoje preferem fazer compras à distância.

A possível bolha das lojas e supermercado online

O cenário atual continua positivo para os e-commerces, tanto que muitos estabelecimentos físicos estão migrando para o digital. Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), houve um registro de 107 mil novas lojas virtuais entre 23 de março e 31 de maio de 2020, chegando à incrível marca de mais de uma loja virtual ser aberta por minuto em nosso país, incluindo supermercado online.

O pensamento era: essa era uma bolha, com chances de estourar em curto e médio prazo?

Em 2021, esse número continuou crescendo, com uma alta de 27% de aumento do faturamento do e-commerce em comparação ao ano anterior. Com isso, ficou provado que o supermercado online não foi apenas um modismo, assim como já aconteceu com outros serviços como os food trucks, casas de bolo e paleteiras. Ou seja, ele veio para ficar.

A pandemia do coronavírus fez com que a transformação digital fosse acelerada de uma forma impressionante. As pessoas não tiveram apenas que aprender a fazer compras de supermercado online, mas também a trabalhar, a estudar, a manter conversas e até mesmo relacionamentos amorosos à distância.

Agora, a mentalidade mudou. Mesmo com o fim da pandemia, muitas empresas mantiveram os colaboradores em home office, pois perceberam que esse método de trabalho é eficiente. Escolas e universidades seguiram com um modelo híbrido de ensino, mesclando as aulas presenciais com atividades de educação à distância.

E, como não poderia ser diferente, as compras online continuam sendo realizadas. Mesmo pessoas que nunca tinham usado o celular para fazer um pedido em um supermercado online adquiriram esse hábito durante a quarentena, e não perderam esse costume por conta da comodidade que isso gera e a inserção dessa atividade como algo comum em suas rotinas.

O fato é que, em meio a um cenário com muitas lojas virtuais sendo abertas, se destacam aquelas que realmente são eficientes para os consumidores. Não basta investir em uma plataforma online, é preciso se especializar no digital, prestar um bom atendimento e, assim, fidelizar clientes.

10 dicas práticas para ter um supermercado virtual lucrativo

Como vimos, o comércio eletrônico não é algo passageiro e deve continuar crescendo, mesmo com o fim da pandemia. No entanto, para ser competitivo e realmente ter resultados positivos com esse modelo de negócio, é preciso fazer uma gestão eficiente.

Além disso, para ter um e-commerce de sucesso, é essencial ter um planejamento e gerenciamento adequado à realidade do seu segmento e, principalmente, de seu público-alvo.

Na sequência, confira algumas dicas práticas para você ter um supermercado online lucrativo. Confira!

1. Tenha um planejamento estratégico

Qualquer negócio precisa ter um planejamento estratégico bem definido, com bases sólidas para que possa crescer e se desenvolver de forma saudável. Em um supermercado online, isso não é diferente!

Entre as diversas metodologias para planejar estrategicamente está a análise SWOT. Nesse método, são cruzadas as forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) da empresa, com as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do ambiente em que ela está inserida.

Com base nesses dados, devem ser geradas estratégias de venda, de relacionamento com o cliente, de organização do negócio etc. É importante que tudo seja planificado e com metas e prazos bem definidos. Somente assim será possível garantir que o planejamento realizado seja seguido à risca.

2. Atraia clientes para o seu supermercado online

Em meio a tantos e-commerces que estão surgindo, as pessoas precisam entender o porquê elas devem comprar de você e não de um concorrente. Além disso, se o seu supermercado online é novo, ele precisa ser apresentado aos consumidores.

Investir em estratégias de marketing é fundamental nesse momento! As redes sociais são canais que podem ser muito explorados por esse tipo de negócio, por meio de anúncios criados em suas páginas no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Também é uma possibilidade investir em marketing de conteúdo e inbound marketing, para que os usuários encontrem o seu supermercado online quando fizerem buscas relacionadas aos produtos que você vende.

3. Pense na usabilidade da plataforma e experiência do cliente

De nada adianta, porém, atrair consumidores até o seu supermercado online e, quando eles acessarem o seu site ou aplicativo, não terem uma experiência agradável. É por isso que você precisa pensar na usabilidade da plataforma.

É interessante que os produtos não sejam simplesmente “jogados” no layout mostrado para o cliente. Eles devem ser organizados para que sejam encontrados de forma intuitiva. Uma boa prática é criar sessões específicas, assim como acontece nos supermercados físicos.

A sessão “Feira” pode incluir todas as frutas, legumes e hortaliças, a “Padaria”, conter diversos tipos de pães, bolos, doces e salgados, entre outros exemplos. De tal maneira, os clientes saberão onde encontrar o que desejam comprar.

Também é importante pensar na facilidade para o cliente cadastrar o seu endereço, programar um horário para entrega e escolher um método de pagamento para finalizar a compra. Tudo isso deve ser prático e intuitivo!

O design do seu e-commerce precisa ser simples, de modo que qualquer pessoa, mesmo quem nunca o tenha acessado, consiga iniciar e finalizar uma compra. Se o consumidor achar a plataforma complicada, é bem provável que ele abandone a compra e a faça em uma loja concorrente.

4. Faça o gerenciamento de estoque corretamente

É relevante, também, que você faça um bom gerenciamento de estoque em seu supermercado digital. Para isso, é preciso ter uma ferramenta de logística que indique a quantidade exata de produtos que você tem em seu centro de armazenagem.

Por estarmos falando de supermercado, a maior parte dos produtos vendidos é perecível ou com prazo de validade curto. Logo, deve-se ter muito cuidado para não comprar itens além da sua demanda, para que não se tenha prejuízo e eles acabem estragando antes de serem vendidos.

Na logística, há uma metodologia chamada de PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Como o nome sugere, os produtos que deram entrada antes no estoque devem ser os primeiros a ser entregues para os clientes, quando eles fizerem os pedidos no seu e-commerce.

Ainda sobre o gerenciamento de estoque, é preciso que você fique atento às altas e baixas demandas no setor de supermercados. Logo que a pandemia do novo coronavírus iniciou, por exemplo, vimos uma corrida dos clientes para estocar papel higiênico e álcool em gel.

A alta do consumo desses itens fez com que muitos estabelecimentos ficassem com os estoques desguarnecidos. Aqueles que se prepararam no início e conseguiram injetar esses produtos em mais quantidade em seus estoques lucraram mais.

Agora, com o fim dessa situação, as vendas desses itens caíram, já que as pessoas compraram mais do que realmente necessitavam. Por isso, para aumentar suas vendas no supermercado online, o gerenciamento correto é crucial.

É por isso que você precisa ficar de olho nessa e em outras movimentações, de acordo com diversos fatores externos que impactam um supermercado online. Assim, seus clientes nunca ficarão na mão.

5. Trabalhe em ações de fidelização de clientes

“Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um cliente atual”. Essa frase de Philip Kotler, considerado por muitos como o pai do marketing, mostra como as empresas devem investir no relacionamento com os consumidores, para que eles se fidelizem ao negócio.

É por isso que as estratégias do seu supermercado online não devem focar apenas em chamar novos clientes, mas também fazer com que os usuários que já compraram de você sigam preferindo o seu negócio. Nesse sentido, diversas ações podem ser realizadas.

Uma das mais comuns é a interação via redes sociais. Crie promoções, faça enquetes, mostre as ofertas do dia, interaja com as pessoas, esclareça dúvidas etc. Isso gerará uma relação de confiança entre as partes, estreitando os laços do relacionamento, e fará com que a sua marca seja sempre lembrada quando for necessário fazer uma compra em supermercado.

Outra ação de relacionamento interessante para esse tipo de negócio são os cupons de desconto. Você pode enviá-los em momentos estratégicos, como no quinto dia útil do mês, quando as pessoas geralmente recebem os seus salários e fazem a compra mensal no supermercado. 

Também aproveite as datas comemorativas e dê cupons de desconto específicos. Na Páscoa, por exemplo, os cupons podem servir para comprar ovos de chocolate.

A entrega gratuita também se enquadra aqui, tendo em vista que as pessoas perceberão mais uma vantagem em comprar do seu negócio. Para não ter prejuízo, pode ser estipulado que esse serviço é oferecido sem cobrança para os clientes que comprarem acima de uma quantidade X de produtos ou Y de valor, por exemplo.

6. Faça uma pesquisa de mercado (conheça a sua região de atuação)

É fundamental conhecer a cidade onde você trabalha com seu supermercado online, o comportamento do cliente e estudar maneiras de oferecer aos seus fregueses a melhor experiência possível.

Essa pode ser uma arma eficaz para as estratégias definidas ao longo da execução do negócio.

7. Avalie os produtos oferecidos e seus estoques

Definir o mix de produtos que você irá oferecer no seu supermercado online é fundamental para o sucesso do negócio.

Isso porque uma grande diversidade de produtos pode demandar várias formas de armazenamento e manuseio, como câmaras frias e refrigeradores, açougues e hortifruti, o que acarretará uma necessidade maior de investimento.

Faça um plano de negócios para avaliar a oferta de produtos mais elaborados e com maior valor agregado, visando reduzir o público-alvo, porém com a personalização do seu atendimento.

8. Escolha os melhores fornecedores

Tão importante quanto em uma loja física, ter bons fornecedores é essencial para um supermercado online. Isso porque as pessoas vão querer encontrar uma boa variedade de produtos e marcas para escolher.

Então, uma boa estratégia é ter parceria com diferentes fornecedores de produtos que possam suprir seu supermercado com variedades.

9. Tenha uma ferramenta de e-commerce

É de suma importância pensar na sua plataforma como um ponto crucial para o sucesso do seu projeto.

O sistema do supermercado online precisa ser integrado, com sistemas para o gerenciamento rápido de produtos, ter um suporte técnico especializado e permitir formas de interação com seus clientes para garantir uma excelente experiência para o seu usuário.

10. Ofereça suporte aos clientes

Não pense no seu supermercado online apenas como uma intermediadora nesse processo de compra.

É fundamental dar total atenção aos clientes e oferecer opções de contato para sanar quaisquer dúvidas ou problemas que venham acontecer no processo de compra ou entrega dos produtos.

Como vimos, houve um “boom” no e-commerce e os supermercados online são estabelecimentos que cresceram bastante. Essa é uma tendência segura que veio para ficar, mas é necessário ter planejamento e profissionalização para se destacar da concorrência e ter sucesso nessa área.

A LifeApps pode ajudá-lo nesse sentido, com uma plataforma de e-commerce que atende a todas as necessidades de seu comércio online. Entre em contato conosco e saiba mais!

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