Como aliar os vendedores externos ao canal de vendas online?

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Imagem de uma mulher e um homem dentro de um depósito mexendo nas mercadorias nas prateleiras

Uma dúvida comum no varejo eletrônico é sobre como ajustar os vendedores externos dentro de um meio de vendas online. Entender este processo pode auxiliar a maximizar os resultados.

Um levantamento realizado pelo ABComm apurou que o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$262,7 bilhões no ano passado. O que significa um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior.

Esse estudo mostra como o comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais popular. É claro que esse crescimento foi impulsionado pela pandemia da Covid-19, que fez com que grande parte do comércio não-essencial tivesse os atendimentos presenciais suspensos.

E a projeção é bastante positiva para o comércio eletrônico este ano. Afinal, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2023 o faturamento deverá avançar 5% em relação ao ano passado, totalizando R$185,7 bilhões.

Vale lembrar que o e-commerce não cresce apenas para o comércio B2C. As empresas B2B também estão vendo a necessidade de ter um canal de vendas online – é aí que se dá início a um conflito.

Muitas dessas empresas business to business, ou seja, que vendem para outras companhias, trabalhavam, até então, com representantes comerciais. Esses profissionais acabam vendo a migração para o online de forma negativa, uma vez que acreditam que o e-commerce vai ocupar o lugar deles e os seus empregos estão ameaçados.

Entretanto, isso não acontece! A tendência é que as empresas busquem meios para aliar vendedor externo e canal de vendas online, em estratégias sólidas para os negócios.

É sobre isso que falaremos neste artigo! Vamos explicar como aliar os vendedores externos ao canal de vendas online. Antes disso, no entanto, é importante que você conheça as vantagens e desafios de apostar no e-commerce para o comércio B2B. Acompanhe.

7 vantagens do canal de vendas online para as empresas B2B

Para as empresas B2B, investir em um canal de vendas online pode ser bastante vantajoso. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios que podem ser obtidos.

1. Ampliação dos meios de pagamento

Ter um canal de vendas online faz com que os clientes tenham mais opções para fazer os pagamentos das compras.

Os valores podem ser pagos via boleto bancário, com cartões de crédito, por meio de links disponibilizados, transferências PIX etc.

2. Aumento da receita

Não existe empresa que não tenha o desejo de fazer com que os lucros cresçam, concorda? Por isso, para o comércio B2B, investir nos canais de venda online pode ser um meio de lucrar mais.

Afinal, se os seus produtos estão disponíveis na web, os clientes poderão acessar e fazer as compras na hora e no lugar em que eles estiverem. As fronteiras físicas são quebradas!

3. Redução de custos

Além de aumentar os lucros, o e-commerce B2B também reduz os custos das empresas. Isso porque as muitas visitas de representantes comerciais, por exemplo, deixam de ser necessárias.

Logo, se reduz os custos com combustível, hospedagem e outras variáveis. No entanto, como vimos, os vendedores externos não deixarão de existir.

4. Expansão territorial

Com um e-commerce B2B, é possível expandir os seus atendimentos territorialmente e potencializar os resultados dos vendedores. Caso você tenha um bom preparo logístico, poderá atender clientes em outras cidades e estados, por exemplo.

Dessa maneira, o seu atendimento não fica limitado à sua cidade ou região. Você poderá expandir os negócios e fazer com que a sua empresa cresça.

5. Maior eficiência operacional

Com a possibilidade de realizar transações comerciais de forma virtual, as empresas conseguem reduzir custos com distribuição e logística. Além de aumentar a velocidade e agilidade dos processos de venda.

Assim, a disponibilização de informações detalhadas sobre os produtos e serviços no site também contribui para o processo de decisão do cliente. Facilitando a comunicação e diminuindo o tempo necessário para concluir uma venda.

Outro benefício do uso do canal de vendas online é a facilidade de rastreamento de pedidos e pagamento, proporcionando maior controle e transparência das operações comerciais.

6. Acesso a informações e análises detalhadas

O canal de vendas online para empresas B2B também tem sido uma ferramenta importante para melhorar o acesso a informações e análises detalhadas. Contribuindo para uma maior eficiência nas operações comerciais e na gestão de equipes.

Afinal, através de plataformas de e-commerce e marketplaces, é possível coletar e analisar uma grande quantidade de dados. Identificando assim, os padrões de comportamento do cliente, suas preferências e interesses, assim como dados sobre o desempenho dos vendedores externos, dos produtos e dos serviços oferecidos.

Com isso, as empresas podem personalizar suas ofertas, ajustando preços, condições de pagamento e entregas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Aumentando assim as chances de conversão de venda e fidelização dos clientes.

Além disso, a possibilidade de acompanhar em tempo real as métricas de desempenho das vendas online contribui para um melhor planejamento estratégico, permitindo que as empresas otimizem suas operações e tomem decisões mais assertivas.

7. Melhor visibilidade da marca

A expansão do mercado digital e a evolução do comportamento dos clientes no ambiente online têm levado as empresas B2B a investirem cada vez mais em canais de vendas online.

Afinal, essa estratégia permite uma melhor visibilidade da marca, pois permite que a empresa esteja presente em diversas plataformas e canais de comunicação. Além de possibilitar a criação de campanhas de marketing digital direcionadas a públicos específicos.

Com a utilização de um canal de vendas online, é possível estreitar o relacionamento com o cliente, uma vez que é possível disponibilizar informações sobre produtos e serviços em um único lugar, além de oferecer suporte em tempo real.

Dessa forma, as empresas B2B conseguem criar uma presença mais forte e uma imagem positiva no mercado. O que contribui para a conquista de novos clientes e fidelização dos já existentes.

3 desafios de apostar no e-commerce com um canal de vendas

Cada vez mais empresas estão investindo no e-commerce para aumentar suas vendas e chegar a um público maior. No entanto, é importante estar ciente dos desafios que esse canal de vendas pode apresentar.

Então, veja a seguir 3 desafios comuns que as empresas enfrentam ao apostar no e-commerce como canal de vendas.

1. Rivalidade entre e-commerce e vendedores externos

Um dos principais desafios que as empresas B2B enfrentam quando começam a atender online é a rivalidade entre o e-commerce e os vendedores externos.

Isso porque os vendedores tendem a pensar que as vendas online são uma ameaça para os seus empregos e podem tentar boicotar as estratégias.

Para reverter essa situação, é necessário promover uma mudança cultural. Ou seja, deve-se conscientizar os representantes comerciais de que eles não vão perder os seus trabalhos, apenas terão algumas de suas funções modificadas.

2. Capacidade logística

A capacidade logística também é um desafio para as empresas com um canal de vendas online. Isso porque o site ficará visível para qualquer pessoa que o acessar, em qualquer lugar do planeta.

Por conta disso, se você pretende atender todo o território nacional, por exemplo, precisa se preparar para isso. Nesse sentido, devem ser feitos planejamentos de logística para suprir a demanda.

Caso você não tenha a pretensão de atender todo o Brasil, deve deixar isso bem claro no site, destacando quais são as suas regiões de atendimento.

3. Usabilidade do site

Ao investir em um canal de vendas online para B2B, não adianta apenas ter um site. Também é necessário apostar na usabilidade da página.

De nada adianta ter um site se ele não for fácil de usar, para que os compradores das empresas consigam escolher o que eles precisam.

Por isso, vale a pena investir no desenvolvimento de páginas eficientes e com um design adequado.

4 estratégias para aliar vendedores externos e canal de vendas online

Tendo em vista que o crescimento do canal de vendas online para B2B é uma realidade, você precisa investir em meios para que consiga aliar vendedores externos e e-commerce no seu negócio.

Para ajudá-lo nesse momento, listamos uma série de estratégias que podem ser colocadas em prática na sua empresa.

1. Defina como será o trabalho do vendedores externos na empresa

O vendedores externos é o profissional responsável por realizar atendimentos e negociações com os clientes externos. Também é dele a responsabilidade de fazer propostas comerciais e abrir novas oportunidades, além de prospectar novos clientes para a companhia.

Porém, a forma como esse trabalho era realizado, geralmente com muitas viagens e visitas in loco, agora, está mudando.

Como grande parte das interações é feita online, os encontros presenciais serão cada vez mais limitados, como em situações em que são realizadas visitas para demonstrar as formas de uso dos produtos.

2. Invista em qualificação da equipe

Por conta da nova realidade em que o mercado está inserido, é comum que muitos vendedores tradicionais não tenham total domínio sobre as suas novas ferramentas de trabalho.

Nesse sentido, cabe à empresa realizar treinamentos e cursos para qualificar a equipe e melhorar o desempenho de todos, identificando assim, quem tem o perfil ideal para a função. Somente assim será possível aliar vendedores externos e canal de vendas online.

3. Promova mudanças na cultura da empresa

A cultura organizacional é o conjunto de regras, valores e conceitos nos quais a empresa acredita e valoriza. Para realizar a mudança para o digital, é fundamental que isso seja modificado

As empresas precisam voltar a sua cultura para o digital e motivar todos os seus colaboradores a usarem as novas tecnologias para melhorar os seus trabalhos.

Na prática, as organizações tendem a ser cada vez mais estratégicas e menos operacionais. Isso porque as atividades burocráticas estão ficando cada vez mais sob a responsabilidade de sistemas de automação e inteligência artificial.

De tal maneira, os vendedores externos precisam ser estratégicos em suas funções. Essa nova realidade deve ser inserida na cultura das organizações.

4. Invista em ferramentas de qualidade

Para que seja possível aliar vendedores externos e canais de vendas online, é preciso que a sua empresa invista em ferramentas para isso.

Entre elas, se destaca o Venda+, o novo aplicativo da LifeApps, uma empresa do Grupo Máxima. O app veio para revolucionar as vendas online e físicas das organizações, unificando os canais.

O aplicativo Venda+ está disponível para o sistema operacional Android e é totalmente dedicado para o trabalho dos vendedores externos.

A nova solução funciona como um canal de conexão entre o RCA, a empresa e o cliente. Por meio desse novo recurso de comunicação, o vendedor externo ganha muito mais mobilidade, independência e vendas, que não ocorrem mais de forma presencial, necessariamente.

Inédita no mercado, a Venda+ é a única ferramenta que tem a competência de unir as vendas físicas e online, fazendo com que elas andem juntas e não sejam rivais.

Com esse app, o vendedor externo pode ampliar as suas rotas e áreas de cobertura, sem que seja necessário mudar o seu trajeto habitual ou aumentar os seus custos operacionais. Isso acontece porque os trabalhos podem ser feitos de forma remota.

Depois da pandemia, em que o distanciamento social ainda é recomendado, o Venda+ também pode ser visto como uma alternativa para manter a boa saúde dos vendedores e clientes da empresa.

A segurança acontece porque o vendedor pode negociar com os clientes, sem que necessariamente precise se consultar fisicamente com eles.

Agora você já sabe como aliar o vendedor externo com o seu canal de vendas online. Por isso, não deixe de colocar todas essas estratégias em prática para conseguir mais resultados positivos para o seu negócio.

Conclusão

Aliar os vendedores externos ao canal de vendas online pode ser extremamente benéfico para as empresas. Afinal, ao integrar essas duas formas de vendas, a empresa pode aumentar sua presença digital e expandir seu alcance de vendas. Enquanto ainda aproveita os pontos fortes dos seus vendedores externos na representação da marca e atendimento ao cliente.

No entanto, para fazer isso de maneira satisfatória, é importante ter uma estratégia clara que envolva treinamento para vendedores externos, comunicação eficaz e uma plataforma de vendas online bem desenvolvida.

Com essa abordagem, as empresas podem melhorar a experiência do cliente e aumentar suas vendas, alcançando um maior sucesso em suas atividades de negócio. Então, não perca mais tempo! Conheça mais sobre a ferramenta Venda+, que é fundamental para esse processo, e até a próxima!

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